NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto que altera Lei da Organização Administrativa da Prefeitura de Nova Venécia
 Projeto que altera Anexo I da LDO 2021 inicia tramitação na Câmara
Vereador indica recapeamento asfáltico das ruas do centro
A Indicação 043/2020 tramitou na Câmara de Nova Venécia na sessão desta terça-feira dia 27 de outubro. No documento, o vereador indica ao prefeito Mário Sérgio Lubiana, que providencie o recapeamento asfáltico das ruas do centro da cidade, incluindo o trecho da rodovia que liga a Rua Colatina ao Bairro Bela Vista. Na justificativa, o vereador alega que esses locais estão esburacados e além do risco de acidentes, pode danificar os veículos. O vereador também cita as linhas de ônibus urbanos que servem à população diariamente e que têm seus itinerários prejudicados devido a esses buracos. A Indicação é uma prerrogativa do vereador, repassando os problemas identificados no município ao Poder Executivo local. Durante a sessão, também foi apreciado o Requerimento 048/2020 solicitando informações ao Poder Executivo sobre o projeto de Lei 042/2020, que trata de alterações no perímetro urbano de Nova Venécia. O projeto se encontra nas Comissões do Legislativo e a sua tramitação depende das informações a respeito de participação popular em suas discussões durante a elaboração da matéria. Projeto que proíbe inauguração de obra inacabada Já na Sessão do dia 20 de outubro, a Câmara de Nova Venécia aprovou por unanimidade, o projeto de Lei 026/2020, que proíbe a inauguração de obra pública inacabada ou que não atenda à finalidade de uso. O projeto é de iniciativa de um vereador veneciano. Na mensagem, a justificativa de que a inauguração de obras públicas inacabadas passa para a população a idéia de conclusão, mas nem sempre atende aos propósitos iniciais. Após ser sancionada pelo Poder Executivo, a nova Lei vai impedir esse tipo de prática, principalmente em períodos eleitorais. Já o projeto de Lei 041/2020, que dispõe sobre a fixação de tarifas de esgoto no Município de Nova Venécia, também de iniciativa de um vereador, recebeu Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final pela rejeição por inconstitucionalidade. Como o plenário acatou o Parecer, o projeto ficou prejudicado e foi arquivado. Vale informar que a inconstitucionalidade da matéria refere-se à mácula de iniciativa e não ao conteúdo abordado. O Parecer Jurídico esclarece que no caso desse tipo de matéria, a iniciativa é prerrogativa exclusiva do chefe do Poder Executivo. Também compôs o expediente da sessão, a Indicação 042/2020, indicando ao prefeito Mário Sérgio Lubiana que providencie a instalação de poste com luminária na Rua Calegari, no Bairro Rúbia em Nova Venécia, de iniciativa de um vereador veneciano. Vale lembrar que por força da Legislação Eleitoral em vigor, tendo em vista as Eleições Municipais de 15 de novembro de 2020, a Câmara de Nova Venécia veicula apenas as informações técnicas relacionadas às Sessões, suprimindo os nomes e os eventuais conteúdos dos pronunciamentos dos vereadores.
Projetos de Lei iniciam tramitação na Câmara de Nova Venécia
Projetos sobre funcionamento do comércio, praça e outros tramitam na Comissão de Legislação
Sugestões da população para Lei de Diretrizes Orçamentárias será realizada online
Câmara presta solidariedade à família do ex-vereador Marcos Jácome