NOTÍCIAS

Câmara de Vereadores divulga Portaria com medidas de funcionamento de expediente no legislativo
Obras na Guanabara, calçamento do Padre Gianni e coronavírus na pauta da Sessão
Prestação de contas e chuva no interior são destaques da Sessão da Câmara
Sobre a prestação de contas que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais prestou na última segunda-feira (02), o presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Oliosi (PSB) evidenciou a importância da transparência da diretoria que rege o citado local. Ainda, Oliosi citou sobre a iniciativa do Governo federal, que pretende contratar aposentados para ocupar cargos no INSS, o que de acordo com o vereador, poderia utilizar as vagas para ofertar a quem está ativo no mercado de trabalho, tendo em vista o número de desempregados que têm no País. Zé Luiz do Cricaré (Avante) voltou a falar da taxa que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está cobrando de esgoto na cidade, e que a empresa está jogando esgoto no rio Cricaré da forma dela, sem que haja uma fiscalização. GLeyciária Bergamim (DEM) citou sobre a Indicação de sua autoria, que pede um profissional interprete de libras nas repartições públicas. Mir de Guararema (PDT) citou os prejuízos causados pelas chuvas no interior, que ocorreram na madrugada do último domingo (01), e pediu paciência aos moradores e a quem trafega na região, relatando que a Prefeitura está trabalhando para que tudo volte à normalidade. Zequinha Brasileiro (PV) pediu a limpeza no bairro Dom José Dalvit e justificou o pedido, evidenciado os problemas causados e transtornos que os moradores vêm sofrendo com a situação da localidade. Cláudio do Granito (PTB) parabenizou o Executivo pelos trabalhos prestados aos moradores do interior durante as chuvas desta semana. Dejanir Dias (PSB) falou sobre a importância do serviço de carreadores nas estradas do interior, e pediu que seja feito o trabalho, para que os produtores rurais possam escoar suas produções de forma eficaz.
Sessão da Câmara tem em pauta assuntos sobre infraestrutura na cidade
O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Oliosi (PSB), divulgou na última Sessão (29), que esteve em Vitória em encontro com parlamentares e na Secretaria de Esportes, para buscar recursos para obra de cobertura na quadra de esportes do Poção, iluminação na quadra de Cristalina, e quadra de São Gonçalo. Oliosi ainda falou sobre a audiência pública, evento que discutiu a possibilidade do uso do drone em lavouras, e aconteceu na última quinta-feira no legislativo. O parlamentar explicou que o evento discutia a possível implantação da utilização de drone na aplicação de defensivos agrícolas, evidenciado que o que está em análise é o uso da tecnologia, e não do defensivo, sistema que já existe por aplicação em trator, bomba costal e entre outros. Zé Luiz do Cricaré (Avante) pediu a limpeza da área onde está o posto de saúde do bairro Rúbia, e alegou a presença de mato, cobra e escorpião no local. O vereador alegou que recebeu reclamação de que uma criança moradora da Cachoeira do Bravim, não está frequentando a escola, pelo transporte escolar não passar no local. De acordo com o vereador, ele tentou falar com o Secretário Municipal de Educação, mas, sem sucesso. Mir de Guararema (PDT) pediu que o Departamento de Estrada e Rodagens (DER), sobre a situação precária que se encontra o asfalto da BR 381, trecho próximo ao Córrego do Dantas Cláudio do Granito (PTB) falou sobre a importância da população em ter participado da audiência pública que aconteceu na semana passada do legislativo. Cimar do Altoé (PHS) pediu que a prefeitura disponibilize um funcionário fixo da limpeza, para cada bairro, e sugeriu que os servidores públicos que trabalham na capina das ruas, possam começar seus serviços mais cedo, devido à temperatura de sol quente no município. Cimar disse que o serviço pode começar no mesmo horário que os varredores de rua iniciam seus trabalhos também. Zequinha Brasileiro (PV) pediu a construção de uma rede de esgoto na rua Papazanaki, no bairro Rúbia e voltou a falar sobre a importância da regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. Biel da Farmácia (PV) citou sobre a decisão da justiça que julgou como improcedente a denúncia anônima feita ao Ministério Público, na qual alegava que o vereador estava envolvido em marcações de consultas. Biel ainda voltou a falar sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ,), e revelou que o recurso que deveria ser pago aos funcionários que participaram do programa, ainda não foi pago. O parlamentar afirmou que na próxima Sessão irá divulgar números e dados, provando sua fala.
Audiência pública debate sobre pulverização de defensivos agrícolas via drone
Aconteceu na manhã desta última quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Nova Venécia, uma audiência pública, sobre “Aplicação de defensivos agrícolas, via drone”. O professor e doutor em Engenharia Agrícola formado pela Universidade de Viçosa, Edinei Leandro da Vitória, e o professor pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em tecnologia de pulverização com drone, fizeram as explicações sobre o assunto, mostrando resultados de pesquisas, legislação, vantagens e desvantagens do uso do drone, como também equipamentos utilizados para pulverização e entre outros assuntos. O Projeto de Lei sobre a aplicação de defensivos agrícolas via drone é de autoria do presidente da Casa, Juarez Oliosi (PSB). “Coloquei o Projeto em discussão, para que a sociedade e a população pudessem esclarecer dúvidas sobre o assunto, porém, essa Proposição foi proposta porque fui procurado por representantes de associações de trabalhadores rurais e produtores da região, que estão interessados em colocar esta discussão o tema”, diz. A audiência foi comandada pela vereadora Gleyciária Bergamim (DEM), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, onde tramita o Projeto de Lei. Durante o evento, a população que compareceu ao legislativo pode fazer perguntas, dar opiniões e mostrar posicionamentos sobre o assunto. “Cerca de 90% das mortes que acontecem por intoxicação, registradas no Hospital São Marcos, são oriundas de trabalhadores que utilizam a bomba costal. A utilização do drone já existe, os pulverizadores agrícolas tratorizadas já funcionam jogando os defensivos no ar, alcançando 70 metros a cada lado do trator. O drone iria atuar somente aonde era permitido, jogando o produto próximo às plantações, em um espaço de alcance menor que a metade alcançado pelo trator. Além dessa vantagem, iria eliminar o contato direto do trabalhador com o produto”, diz Juarez
Câmara devolve mais de R$ 1,1 milhão ao executivo
Vereadores falam sobre Cobrança de taxa da Cesan, trânsito e programas de melhorias
Vereadores se solidarizam com familiares e vítimas de grave acidente em João Neiva e pedem providências na oferta de especialidades para Nova Venécia
Câmara em clima de natal
Muro danificado em CMEI e rotatória com problemas são alguns dos assuntos debatidos pelos vereadores
ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.