A noite de ontem, dia 04, foi especial para os 13 homenageados que receberam a Medalha de Honra ao Mérito Expedicionário Bianor Gomes da Silva, durante a sessão solene, conduzida pelo presidente, Victor Cremasco (DC), realizada na da Câmara Municipal de Nova Venécia.
Os vereadores da Casa Legislativa entregaram as medalhas e certificados a militares e policiais civis, por valiosos serviços prestados à sociedade veneciana.
O presidente Victor Cremasco citou a importância da noite. “Homenagear vocês é muito fácil para mim, porque, conheço a batalha de perto de vocês, sei o que vocês enfrentam dia e noite, por uma segurança pública de qualidade para o nosso município. Vocês deixam suas famílias desprotegidas em casa, para proteger as nossas. Quero agradecer, também, a família do Bianor. Ele perdeu os pais aos sete anos de idade e a família de vocês o acolheu, cuidou como filho e hoje, ele tornou esta lenda. Bianor, um grande combatente que, deixou sua marca histórica em nível de Brasil. Quero deixar aqui meus agradecimentos, novamente, a cada militar, vocês são heróis”, pontua.
Para representar os homenageados, o militar Renzo Caser utilizou a tribuna. Ainda, o evento contou com a presença dos familiares dos homenageados, o delegado, Douglas Trevizani Sperandio, e a professora Irene Neta, que recitou uma poesia em homenagem ao evento e aos policiais.
Bianor Gomes da Silva
Expedicionário da Forças Expedicionárias do Brasil (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, nasceu no interior da cidade de Nova Venécia em 04 de maio de 1920. Bianor Gomes da Silva, quando tinha apenas sete anos, foi acolhido pelo Senhor Francisco Contarato e a Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, após o falecimento trágico de seus pais. Cresceu ainda no interior, nas proximidades do PipiNuck, trabalhando com extração de madeiras para os fazendeiros da época. No final do ano de 1944, embarcou para a Itália em uma viagem que durou 15 dias e 14 noites. Bianor lutou na Guerra na linha de frente do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. O Senhor Bianor lembrava-se das bombas que eram lançadas, da destruição provocada pela guerra e da morte de companheiros, o que o marcou bastante. Ao fim da Guerra, no ano 1945, Bianor retornou para o Espírito Santo, para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a fim de trabalhar na linha ferroviária que ligava a cidade ao Estado de Minas Gerais. Retornou para Nova Venécia , voltando a trabalhar na lavoura. Casou-se com a Senhora Zita Contarato, filha do senhor Francisco Contarato e da senhora Marcelina Cappelletto Contarato, no dia 24 de dezembro de 1951. Vítima de um câncer, o senhor Bianor faleceu no dia 8 de março de 2002, logo após ser submetido a uma cirurgia.
Confira os homenageados:
Josimara da Conceição Santos
Diego Ferrari Miranda
Elsione Barbosa de Aguiar
Felipe Medeiros França
Flavio Barboza Fernandes
José Vidoto Sobrinho
Marcelo Santos Andrelino
Melquisedeque Ferreira
Odorico Neumann
Rafael Machado Fortes
RenzoCaser
Sérgio Márcio dos Santos
Wallas Ribeiro Peçanha
Data de Publicação: quinta-feira, 05 de junho de 2025
Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000
Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931
E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br
Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.