Câmara Municipal de Nova Venécia entrega Título de Honra ao Mérito Educacional Professor Alfeo Bravin

A Câmara Municipal de Nova Venécia, realizou na noite desta segunda-feira, dia 27, a Sessão Solene para entrega de Título de Honra ao Mérito Educacional Professor Alfeo Bravin. A honraria aconteceu pela primeira vez, e homenageou professores da ativa e aposentados.

A cerimônia  foi presidida pelo presidente da Câmara, Juarez Oliosi, contou com a presença dos vereadores, com momento de oração realizado pelo membro da Paróquia Santa Luzia, Deodébio Alves Pinto. “Parabenizo todos os professores, e entendo todas as dificuldades desta profissão, mas também, a importância do professor pela formação de profissionais de todas as áreas”, relata Juarez.

Para representar os professores homenageados, a secretária Municipal, a professora, Wanessa Zavarese Sechim , discursou representando os profissionais. “Falar do professor Alfeo Bravin é falar um pouco da história de Nova Venécia. É um orgulho para todos nós receber esta honraria. O professor Alfeo Bravin contribuiu com a Educação de nosso município e cidades vizinhas, com excelência. Sempre nos inspiraremos em sua conduta e honraremos sua memória, “ fala Sechim, que também foi uma das homenageadas.

A honraria tem  finalidade identificar e homenagear instituições ou  pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento educacional dos cidadãos de Nova Venécia. A iniciativa da honraria foi da Mesa Diretora em 2019, composta por Juarez Oliosi (presidente), Cláudio do Granito, Cimar do Altoé e Biel Santana, que foi autor do projeto na época.

Professor Alfeo Bravim participou ativamente na construção e desenvolvimento do município veneciano.

Professor Alfeo Bravin

Natural de Alfredo Chaves, no dia 18 de agosto de 1929, Alfeo Bravin, chegou a Nova Venécia a convite do ex-prefeito Walter De Prá, já que os dois estudavam no mesmo seminário, em Cachoeiro de Itapemirim,  no Sul do Estado. Alfeo, ou Fefeu, era poliglota, fluente em oito línguas, lecionou em Nova venécia  na EMEF Veneciano, EMEF Dr. Adalton Santos, EEEM Dom Daniel Comboni, além de escolas em Boa Esperança e Vila Pavão,  entre 1960 a 1989, com aulas de Português, Inglês, Francês e Latim. Formado em quatro cursos superiores, o professor  foi  casado com Dora Alves Ribeiro, pai de José Geraldo Bravin (in memoriam), Maria Aparecida Bravin, Giovani Bravin, Alexandre Bravin e Renata Bravin. Avô de Camila Bravin Tose Campos, Clarissa Bravin Tose, Carolina Bravin Tose, Luciano Bravin de Oliveira Júnior  (in memoriam), Andressa Bravin, Alexandre Bravin e Alyssa Bravin, e bisavô de Ana Beatriz e Ana Liz. Alfeo faleceu no dia  11 de abril de 2016.

Confira os homenagedos

Angela Maria Pilon Ewaldo (Vanderlei Bastos Gonçalves (Solidariedade))

Deolizete da Silva Sangalli Oliveira (Jose Luiz da Silva (PDT))

Edna Milanez Grechi (Josias Mendes Machado (DC))