Câmara Municipal de Nova Venécia entrega honraria para policiais civis e militares

A Câmara Municipal de Nova Venécia entregou na noite desta quarta-feira, dia 31, a Medalha de Honra ao Mérito “Expedicionário Bianor Gomes da Silva”,  para 13 policiais civis e militares.

A  solenidade, que aconteceu no plenário do legislativo, foi conduzida pelo presidente da Câmara Juarez Oliosi (PSB). “É uma honra poder fazer parte desta homenagem e entregar esta honraria a estes trabalhadores da segurança pública, que tanto fazem a diferença todos os dias em nossas vidas”, fala.

Entre os momentos de abertura da cerimônia, Amós Pereira, da Primeira Igreja Presbiteriana,  foi o responsável pelo momento de oração durante o início da programação. Para representar os homenageados, o delegado Willian Dobrovosk Simonelli Daniel utilizou a tribuna, discursando e abordando a complexa tarefa que é ser um policial.

O cerimonial foi conduzido pelo servidor público do legislativo, José Gomes. Para realização do evento, a programação contou com os servidores do legislativo, com apoio do diretor da Casa de leis e da chefe de gabinete, Gilberto Nascimento e Jaqueline Dadalto, respectivamente.

O evento foi  transmitido ao vivo  pelo Facebook e YouTube.

Quem foi Bianor Gomes da Silva?

Expedicionário da Forças Expedicionárias do Brasil (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, nasceu no interior da cidade de Nova Venécia em 04 de maio de 1920. Bianor Gomes da Silva, quando tinha apenas sete anos, foi acolhido pelo senhor Francisco Contarato e a Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, após o falecimento trágico de seus pais. Cresceu ainda no interior, nas proximidades do Pip -Nuck, trabalhando com extração de madeiras para os fazendeiros da época. No final do ano de 1944, embarcou para a Itália numa viagem que durou 15 dias e 14 noites. Bianor lutou na guerra, na linha de frente do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. Quando contava as histórias da guerra, senhor Bianor lembrava-se das bombas que eram lançadas, da destruição provocada pela guerra e da morte de companheiros, o que o marcou bastante. Ao fim da Guerra, no ano 1945, Bianor retornou para o Espírito Santo, para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a fim de trabalhar na linha ferroviária, que ligava a cidade ao Estado de Minas Gerais. Retornou para Nova Venécia, voltando a trabalhar na lavoura. Casou-se com a senhora Zita Contarato, filha do senhor Francisco Contarato e da Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, no dia 24 de dezembro de 1951. Vítima de um câncer, o senhor Bianor faleceu no dia 8 de março de 2002, logo após ser submetido a uma cirurgia.

Confira os homenageados:

VEREADOR

HOMENAGEADO

Mayara Eller Mininõ (REPUBLICANOS)

Dayra Izidio

Juninho Catatau (PSB)

Thiago Salvador Campos

Roan Roger Gomes Marques (MDB)

Micael Pani Louzada

Dega do Altoé (PDT)

Wilian Dobrovosk Simonelli Daniel

Anderson Merlin Salvador (PSDB)