Vereadores questionam ordem de secretário sobre restrições à oração e leitura da Bíblia em evento evangélico

Os parlamentares venecianos criticaram a possível proibição de prestar culto, ocorrida durante o I Festival Gospel, realizado na Praça Adélio Lubiana, no feriado de 31 de outubro, data em que se comemora o Dia do Evangélico na cidade.

O evento, que foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Nova Venécia, teve a participação de bandas evangélicas e outras religiões cristãs. De acordo com alguns vereadores, pastores e líderes religiosos informaram que foram proibidos de orar e ler a Bíblia durante o evento. A ordem teria partido do secretário da pasta de Cultura e Turismo, Anderson Sabino.

Diante da situação, os vereadores questionaram o incidente e querem que o secretário seja ouvido na Câmara para esclarecer o que realmente aconteceu durante a festividade. Um dos vereadores, Luciano Márcio (PSB), chegou a postar uma nota de repúdio em seu facebook pessoal demonstrando sua indignação em relação ao caso. Em sua fala no plenário, ele sugeriu o envio de um requerimento para convocar o secretário a prestar declarações.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), também comentou a polêmica em torno dos relatos de participantes do I Festival Gospel sobre a proibição de ler a Bíblia e orar durante o evento: “A situação deve ser analisada com tranqüilidade, mas acima de tudo, tem que ser esclarecida.”

Na sessão, Otamir Carloni, um dos idealizadores da Festa da Capittella, fez uma prestação de contas do evento realizado em agosto deste ano e falou que a festa, que reuniu participantes locais e de outros municípios, deve crescer ainda mais em 2019.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Zequinha Brasileiro (PV) lamentou a morte do médico José Brasileiro Dourado, o Dr. Brasileiro. Zequinha também criticou a polêmica envolvendo o Dia do Evangélico.

Gleyciaria Bergamim (DEM) sugeriu a convocação do secretário Anderson Sabino para dar explicações sobre o possível incidente que aconteceu na Praça Adélio Lubiana para comemorar o Dia do Evangélico.

Biel da Farmácia (PV) também lamentou a morte de Dr. Brasileiro. O parlamentar voltou a falar sobre a importância da construção de faixas suspensas para aumentar a segurança dos pedestres.

Damião Bonomette (PSDB) falou sobre a polêmica envolvendo o Dia do Evangélico e pediu para que o assunto seja tratado com tranqüilidade.

Cláudio do Granito (PTB) pediu união ao povo veneciano para construção de uma cidade melhor para todos.

Zé Luis do Cricaré (Avante) falou sobre o incidente que aconteceu durante o I Festival Gospel e afirmou que houve proibição de ler a Bíblia durante o evento religioso.

Mir de Guararema (PDT) criticou a falta de limpeza no córrego de Boa Vista. O vereador, inclusive, já havia solicitado providências desde maio deste ano.

Juarez Oliosi (PSB) afirmou que a convocação do secretário Anderson Sabino é necessária e também indicou a reforma da cobertura do campo de bola de massa de São José do Campo Real.

Evaristo Miguel (PTB) lamentou a morte de Dr. Brasileiro.

Luciano Márcio (PSB) falou sobre a polêmica envolvendo o Dia do Evangélico na Praça Adélio Lubiana.

Dejanir Dias (PSB) lamentou a morte de Dr. Brasileiro e disse que faltou diálogo da Prefeitura de Nova Venécia com a Câmara para a realização do Dia do Evangélico na Praça Adélio Lubiana.

Cimar do Altoé (PHS) comentou a polêmica em torno do Dia do Evangélico comemorado na Praça Adélio Lubiana.

Votação :

1 - Projeto de Lei nº 82/2017:institui o Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico, contemplando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e dá outras providências, de iniciativa do Prefeito Municipal Mário Sérgio Lubiana;

EMENDA SUPRESSIVA N° 1 ao Projeto de Lei n° 82/2017, de iniciativa do vereador Juarez Oliosi (PSB): Aprovada por unanimidade.
EMENDA MODIFICATIVA N° 1 ao Projeto de Lei n° 82/2017, de iniciativa do vereador Juarez Oliosi (PSB): Aprovada por unanimidade.

2 – Projeto de Lei nº 65/2018: altera o art. 1º da Lei nº 3.288, de 8 de setembro de 2014, que autoriza o Poder Executivo a proceder a permuta de áreas de terras urbanas e dá outras providências, de iniciativa do Prefeito Municipal Mário Sérgio Lubiana: Aprovado por unanimidade.

Data de Publicação: quarta-feira, 07 de novembro de 2018