Segurança Pública é um dos temas mais comentados pelos vereadores durante sessão

A pauta da segurança pública foi o destaque da sessão da última terça-feira, 23. Os parlamentares demonstraram preocupação com a situação de insegurança em Nova Venécia. Crimes mais comuns em grandes cidades proliferam nos pequenos municípios do Estado, inclusive em Nova Venécia.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), sugeriu a criação de uma guarda municipal, já prevista na Lei Orgânica do município: “O suporte da guarda municipal à Polícia Militar e o patrulhamento preventivo são medidas que podem ajudar a conter a onda de violência que atinge Nova Venécia”.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Damião Bonomette (PSDB) indicou a criação do Programa Universitário Aprendiz para estágio de estudantes de ensino superior na Câmara Municipal.

Mir de Guararema (PDT) afirmou que o próximo córrego a ser limpo pela Prefeitura de Nova Venécia é o de Boa Vista.

Juarez Oliosi (PSB) disse que o governador eleito, Renato Casagrande (PSB), estará em Nova Venécia em novembro para traçar as prioridades de trabalho para o município em 2019, entre elas, a recuperação dos acessos às pontes de Cristalina, Cedrolândia e Guararema na ES-381, e a demanda por telefonia móvel na região.

Zequinha Brasileiro (PV) indicou a construção de um contorno emergencial na Avenida Guanabara para o Hospital São Marcos.

Biel da Farmácia (PV) destacou a importância do incentivo ao esporte no município.

Zé Luis do Cricaré (Avante) reclamou do funcionamento de algumas secretarias municipais.

Luciano Márcio (PSB) criticou o desrespeito pelos bancos à lei 2.755/2006, que determina o tempo máximo de espera de clientes no atendimento de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos para datas que antecedem feriados.

Cimar do Altoé (PHS) anunciou o 1º Festival de Música Gospel, que acontece na Praça Adélio Lubiana, na próxima quarta-feira, 31, Dia do Evangélico, às 17 horas.

Evaristo Miguel (PTB) solicitou adequação a algumas regras do programa Vale-Feira.

Cláudio do Granito (PTB) falou sobre as melhorias previstas para o Polo Industrial.

Gleyciaria Bergamim (DEM) destacou o projeto de lei, de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana, que concede reajuste de 5% ao Magistério, e afirmou que o valor está muito abaixo do que a categoria merece.

Dejanir Dias (PSB) agradeceu à Prefeitura de Nova Venécia pela melhoria das estradas de acesso a São Luis Reis.

Votação de projetos:

- Projeto de lei nº 60/2018: altera o Anexo II da Lei nº 2.022, de 20 de dezembro de 1994, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Município de Nova Venécia-ES e altera o Anexo IV da Lei nº 2.868, de 8 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público,de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana: Aprovado por unanimidade.

- Projeto de lei nº 42/2018: dispõe sobre a obrigatoriedade, por parte dos hospitais públicos e privados, do registro e da comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência no Município de Nova Venécia, de iniciativa do vereador Dejanir José Dias: Aprovado por unanimidade.

- Projeto de lei nº 55/2018: denomina o campo de bocha na comunidade do Patrimônio da Penha, situada na zona rural do Município de Nova Venécia, como Campo de Bocha Milton Pereira de Rezende, de iniciativa do Prefeito Mário Sérgio Lubiana: Aprovado por unanimidade.

- Projeto de lei nº 59/2018: altera dispositivos da Lei nº 3.461, de 2 de agosto de 2018, que autoriza a doação com encargos, à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, para a edificação da Delegacia Regional de Polícia Civil e dá outras providências, de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana: Aprovado por unanimidade.

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de outubro de 2018