Condições das estradas rurais preocupam vereadores

Com a chegada da colheita do café, principal cultura agrícola do município de Nova Venécia, parlamentares se mostraram preocupados com a situação das estradas vicinais. Carreadores sem manutenção podem se tornar um grande problema para o escoamento da produção agrícola.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), também destacou a falta de manutenção das estradas vicinais, principalmente com o início da colheita do café no município.  Antonio Emílio lembrou sobre a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que acontece no dia 17 de abril para discutir a situação dos moradores de rua, andarilhos e menores de idade na Praça Adélio Lubiana.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Zequinha Brasileiro (PV) criticou a falta de atenção do poder público em resolver problemas já questionados pelo parlamentar. Zequinha citou o caso de uma galeria quebrada na Rua Miguel Curry Carneiro, no bairro Rúbia e da praça do bairro Alvorada, tomada pelo mato. Ambas as demandas foram solicitadas pelo vereador em sessões anteriores, nos dias 23 e 11 de março, respectivamente.

O vereador Biel da Farmácia (PV) solicitou cascalhamento para regiões íngremes da zona rural de Nova Venécia. Muitos locais estão intransitáveis, de acordo com Biel.

Mir de Guararema (PDT) informou que Cedrolândia terá uma ambulância nova, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual, José Esmeraldo.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) questionou o horário de trabalho das serventes nas escolas e quer saber mais informações a respeito da economia que a mudança na jornada de trabalho proporcionou à Secretaria Municipal de Educação. A vereadora também solicitou que o município faça uma vistoria em todos os ventiladores de teto das escolas.

Juarez Oliosi (PSB) chamou a atenção para a falta de ambulâncias no município. De acordo com o vereador, a frota atual não dá conta da demanda de uma população sempre crescente. O vereador pediu também a realização da limpeza do mato no acostamento da BR-381, no trecho entre Cristalina, Cedrolândia e Guararema.

Ronaldo Barreira (SD) questionou a interdição do aterro sanitário de Nova Venécia pelo Ibama e dos custos para levar os resíduos da cidade para outros municípios.

Zé Luis do Cricaré (Avante) questionou a falta de limpeza dos patrimônios da cidade.

Cimar do Altoé (PHS) criticou as condições do aterro sanitário de Nova Venécia e das condições da Rua 6, no bairro Bethânia.

Dejanir Dias (PSB) pediu providências à prefeitura para melhorar as estradas vicinais do município.

Evaristo Miguel (PTB) criticou a gestão de resíduos sólidos do município e a falta de patrolamento das estradas vicinais.

Aprovação de projetos:

Projetos de lei nº 08/2018 e nº 09/2018, instituem a data oficial do Novembro Azul e Outubro Rosa no Município de Nova Venécia, de iniciativa do vereador Luciano Pereira dos Santos (PV): Aprovado por maioria.

Projeto de lei nº 20/2018: Estabelece o dia 22 de novembro como data oficial em comemoração ao Dia do Músico, de iniciativa do vereador Luciano Márcio (PSB): Aprovado por unanimidade.

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de abril de 2018