Audiência sobre os Impactos da Seca em Nova Venécia e região lota a Câmara de Vereadores

Audiência sobre os Impactos da Seca em Nova Venécia e região lota a Câmara de Vereadores

 

 

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Venécia ficou lotado de pessoas na última sexta-feira, 16, durante a Audiência Pública “Impactos da Seca em Nova Venécia e Região”.

 

O evento, que foi realizado pela Casa de Leis veneciana, por meio da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, envolveu mais 11 municípios da região onde cada um, através de seu representante, teve a oportunidade de apresentar a real situação na qual está passando cada município, em relação à estiagem.

 

A partir dos levantamentos apresentados, a Comissão Especial da Crise Hídrica da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, juntamente com a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, elaborou a Carta Nova Venécia, que sugere várias ações a serem implantadas pelos governos federal e estadual na região, com o intuito de minimizar os efeitos das estiagens que acontecem ano após ano.

 

A partir da audiência, ficou decidido que uma comissão será formada por representantes dos municípios envolvidos que estão sofrendo com a seca para acompanhar as ações que serão desenvolvidas.

 

As propostas que constam na carta sugerem ações que podem gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Entre as sugestões estão a possibilidade de criação de uma Secretaria Estadual para tratar somente questões hídricas, revisão de prazos de empréstimos feitos por produtores rurais, construção de grandes barragens em rios da região, incentivo a construção de pequenas barragens para atender a agricultura familiar, entre outras.

 

O presidente da Comissão Especial da Crise Hídrica da Assembleia, deputado estadual José Carlos Nunes da Silva, falou dos próximos passos que surgirão a partir desta audiência. “Os impactos causados pela seca estão sendo enormes. Esta é a décima primeira reunião da nossa Comissão, e é fruto de um calendário de atividades.  Uma carta está saindo daqui, vamos mandar para a esfera Federal, citando adequações e sugestões, para buscarmos recursos visando alternativas para enfrentarmos esta situação”.

 

O vice-governador do Estado, César Colnago, falou de ações que precisam ser abraçadas pela população com o intuito de recuperar e preservar nascentes. “Temos o Reflorestar e queremos colocar milhões de recursos neste programa. Recuperar as nascentes, produzir água, é isso que precisamos fazer. A seca é uma realidade que existe todo ano e devemos nos adaptar a ela. Não podemos esquecer que passamos por uma seca dura quando a chuva vier. Esse problema é cíclico”, alerta Colnago.

 

Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais; Padre Honório, Raquel Lessa, Eustáquio de Freitas, Guerino Zanon; o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana; o presidente da Câmara, Ronaldo Barreira; o presidente da Veneza, José Carnieli; vereadores e demais autoridades.

Data de Publicação: quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.