Audiência Pública discute implantação do Estacionamento Rotativo em Nova Venécia

Na noite da última segunda-feira, 13, a Câmara Municipal de Nova Venécia realizou uma Audiência Pública para discutir o projeto de lei que trata sobre a implantação do Estacionamento Rotativo em ruas e logradouros do município.

Além dos vereadores, a reunião contou com a participação do prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, Polícia Militar, Veneza, CDL, comerciantes e sociedade civil.

Para dar início à reunião, o presidente da CDL, Paulo Maestri, falou rapidamente da necessidade da implantação do projeto. “A CDL vem participando dessa discussão e se posiciona desde o início a favor da implantação do rotativo. Queremos ir além e levar essa discussão às questões de mobilidade urbana em geral. Fizemos visitas em outras cidades onde já existe o rotativo para nos inteirarmos no assunto. Isso é importante para que possamos colaborar para o desenvolvimento da cidade tomando uma atitude com consciência”, afirmou.

Alguns parlamentares defenderam a implantação imediata do estacionamento cobrado, enquanto outros acham que é necessário um estudo mais amplo do projeto e defenderam a contratação de uma empresa especializada em engenharia de trânsito.

Apesar de não estar mais vinculado à prefeitura, o ex-secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Nova Venécia, Pascoal Paganoto, principal responsável pela ideia de implantar o rotativo no município, esteve no encontro e respondeu às indagações feitas por vereadores e demais cidadãos. “Este é o começo para melhorar a questão da mobilidade urbana do município. Sabemos que para resolver o problema do trânsito é preciso uma análise minuciosa dos sentidos das ruas, fluxo de veículos, quantidade de automóveis, sinalizações, entre várias outras medidas. Mas temos que dar o pontapé inicial e entendemos que a implantação do rotativo é o primeiro caminho a ser tomado”, disse Paganoto.

Apesar da burocracia, o prefeito Barrigueira se mostrou otimista quanto à implantação do estacionamento rotativo. “Essa é uma preocupação de todos nós. Apesar de encontrarmos certa dificuldade financeira, vamos elaborar esse plano de mobilidade urbana que vai muito além do estacionamento rotativo. Estamos debatendo isso há algum tempo, mas é um projeto caro. A gente entende que esse projeto vem para atender as necessidades dos comerciantes e cidadãos e por isso estamos dando prioridade. Acredito que este ano ainda o projeto fique pronto”, disse o chefe do executivo.

Data de Publicação: terça-feira, 14 de abril de 2015