Falta de água é o principal assunto debatido entre vereadores na 1ª Sessão Ordinária de 2015

A seca que assola de norte a sul o Estado do Espírito Santo, e grande parte do Brasil, foi o principal assunto dos vereadores de Nova Venécia durante a 1ª Sessão Ordinária do ano de 2015, que aconteceu na tarde da última terça-feira, 03. Na maioria das falas, os parlamentares cobraram ações da própria população no tocante ao desperdício de água e iniciativas dos governantes.

O primeiro vereador que tratou o assunto na tribuna foi o pessebista, Edivando da Silva, que condenou as atitudes dos grandes produtores rurais. “A população precisa ter consciência e economizar água. Não podemos deixar de falar dos grandes produtores rurais que devido às boas condições financeiras geralmente cercam toda a água dos córregos ou outras fontes e nem querem saber dos pequenos que ficam abaixo e dependem daquela mesma água. Todos precisam de renda para se manter, sendo ela pouca ou muita”, criticou.

Já o vereador Flamínio Grillo (PSDC) cobrou ações dos governantes para que sejam feitos reservatórios de água no meio rural. “Nós precisamos de ações que envolvam os governos estadual e municipal junto com os produtores. Temos vários projetos a nível de estado para conviver com a seca, mas o município deve acompanhar e buscar essas ações. Está faltando essa ligação para que os benefícios realmente cheguem por aqui. A seca é uma realidade que está aí todos os anos e devemos aprender a lidar com ela. A única maneira é se preparar”, alertou.

A realidade da seca neste período contrasta com todos os anos anteriores. Janeiro é um mês de chuvas e quase sempre apresenta uma média bem maior do que a anual. O fato chamou a atenção do vereador Paschoal Ventorim (PTB). “Esse contraste que estamos vivendo é por causa da ação humana. Apenas economizar água não basta. O que devemos fazer é recuperar nascentes e preservar encostas. Quando falamos em escassez de recursos hídricos, devemos falar também de aplicações de venenos feitas de forma errada e destinação inadequada do lixo e esgoto”, indagou.

Novo presidente, Ronaldo Barreira, fala dos objetivos para mandato

Durante a primeira do ano de 2015, realizada na tarde da última terça-feira, 03, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, Ronaldo Barreira (SD), falou do que espera para seu mandato que começou em janeiro de 2015 e vai até o final de 2016.

Na oportunidade, Barreira disse que a humildade e o respeito estão acima de tudo e todas as iniciativas em benefício da população veneciana serão bem vindas. “Nosso foco nestes próximos dois anos é trabalhar com dedicação em prol daquilo que a população precisa. Vamos fiscalizar, cobrar e buscar ações que favoreçam o crescimento do nosso município. Tenho certeza de que tudo aquilo que beneficiar o cidadão veneciano será consentido, e nós, vereadores, faremos o possível para aprovar e levar a diante. Estou muito confiante com os nossos colegas vereadores, sei da competência de cada um e acredito que vamos em conjunto desenvolver um trabalho muito promissor para o Legislativo neste período,” completa Barreira.

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é composta pelos seguintes parlamentares: Ronaldo Barreira (presidente), Juarez Oliose (vice-presidente), Marlene Gonçalvez (1ª secretária) e Paschoal Ventorim (2º secretário).

Data de Publicação: terça-feira, 03 de fevereiro de 2015