Presidente da Câmara quer implantação do Proerd Municipal

Em mais uma iniciativa que visa combater um dos maiores males de nossos tempos, as drogas, o Presidente da Câmara de Nova Venécia apresentará ao Prefeito Mário Sérgio Lubiana, um projeto de lei que visa implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD no Município de Nova Venécia.

Segundo o Presidente, a principal estratégia contra a dependência química de adultos é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, na sua infância e adolescência, fase de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores.

A diminuição dos índices da violência passa por medidas preventivas de longo prazo, voltadas a intervir nas suas origens. Investir no PROERD é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade, assim considerado os cidadãos brasileiros, contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao uso de drogas e à prática de ações antissociais.

“Sabemos que o Governo Federal elegeu como uma das estratégias para diminuir os números da violência no país, o bloqueio da dinâmica de recrutamento de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas. Nesses termos, a Comissão Nacional Antidrogas – CONAD – deliberou que o PROERD é seu parceiro estratégico em questões de prevenção primária. Assim, o PROERD é o meio escolhido pela Polícia Militar do Estado do Espírito Santo para alcançar esse fim. Métodos pedagógicos educacionais e emprego de pessoal treinado representam os suportes para o convencimento dos alunos alcançados por esse Programa”, revelou.

Com isso, O Presidente quer que o PROERD, que já faz parte do currículo das escolas estaduais – seja implantado nas escolas municipais, criando uma força-tarefa de combate às drogas na infância e na adolescência.

Data de Publicação: terça-feira, 12 de agosto de 2014