Câmara de Nova Venécia aprova Ficha Limpa

Os 13 vereadores da Câmara de Nova Venécia entraram como parte da história do Legislativo Veneciano de uma forma positiva na Sessão que ocorreu na noite desta terça-feira, 9.

Por unanimidade foi aprovado o Projeto que versa sobre a ‘Ficha Limpa’ no âmbito municipal. Com a aprovação, não poderão mais assumir cargos em comissão e funções gratificadas no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo Municipal.

O projeto foi apresentado ao Plenário no Expediente da Sessão Ordinária de 19 de março de 2013, e posteriormente encaminhado à Comissão Permanente que deu parecer favorável ao Projeto.

A justificativa baseou-se no movimento "Ficha Limpa", manifestação popular que mobilizou todo o País, para que o Congresso Nacional disciplinasse casos de inelegibilidade de cidadãos que tenham praticado determinadas condutas que cheguem a ser reprovadas pelo Poder Judiciário ou pelos órgãos oficiais de fiscalização.

Tal projeto de lei de iniciativa popular angariou milhões de assinaturas Brasil afora, para que fossem verificadas, com minúcias, a vida pregressa dos candidatos a cargos eletivos, a fim de que os basilares princípios da Legalidade e Moralidade Administrativa, dentre outros, fossem observados por nossos Poderes.

Diante disso, foi referido projeto transformado em Lei no dia 04 de junho de 2010, tendo o colendo Supremo Tribunal Federal (STF) declarado que tal lei é constitucional com eficácia já a partir das eleições de 2012.

Agora, com força de lei municipal, os inseridos com o nome na"Ficha Limpa", além de não poder disputar eleições, estão também impedidos de ocupar cargos de provimento em comissão ou funções gratificadas no município de Nova Venécia.

Data de Publicação: quinta-feira, 11 de abril de 2013