Nova Venécia sedia II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres

Nova Venécia sedia II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres

Evento é uma realização da Câmara Municipal e do Lions Clube da cidade.

A Câmara Municipal de Nova Venécia e o Lions Clube promovem o II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres. O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, a partir das 18h30, no Lions Clube da cidade.

Com duração de dois dias, o fórum terá uma programação variada com palestras, exposição fotográfica e teatro. O objetivo é discutir temas de interesse das mulheres, como direitos humanos e proteção contra a violência doméstica.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM), idealizadora e coordenadora do fórum e única representante feminina do Legislativo veneciano, fala da importância do evento: “Diariamente somos bombardeados com notícias trágicas que envolvem o assassinato de mulheres pelos seus companheiros. A violência doméstica atinge mulheres de todas as classes sociais e de escolaridade. O que torna a violência doméstica ainda pior é que ela é gerada e nutrida dentro do ambiente familiar, em que agressor e vítima possuem vínculos, o que dificulta ainda mais a saída da mulher desse ambiente tóxico. A característica peculiar do feminicídio é a morte das mulheres por serem mulheres, algo diferente dos homens, que são assassinados por outros motivos, como tráfico, roubo, vingança e outras circunstâncias”, destaca.

Os dados da violência contra a mulher no município demonstram a importância da realização do fórum. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), de janeiro a julho deste ano foram registradas 368 ocorrências de violência contra a mulher em Nova Venécia, seja aquela de origem doméstica ou aleatória. Em ambas as situações a mulher sofre violência por ser mulher. O número de boletins de ocorrência registrados chega a 218 e o de medidas protetivas de urgência a 113 casos. Foram contabilizados também 29 autos de prisão em flagrante delito, seis mandados de prisão cumpridos e dois de busca e apreensão.

A primeira edição do fórum aconteceu ano passado no auditório da Câmara Municipal e reuniu estudantes e moradores da cidade com a participação de palestrantes locais. A proposta do II Fórum é ampliar ainda mais os debates sobre os direitos das mulheres, com uma participação popular mais abrangente e a presença de especialistas de diversas áreas da cidade e de Vitória. Na abertura do evento, o público também poderá assistir a apresentação do grupo teatral “Trupe Paralela”, que faz apresentações artísticas na cidade. O mês escolhido para a realização dos fóruns faz uma alusão à Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 07 de agosto de 2006.

O II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres é uma realização da Câmara Municipal de Nova Venécia e Lions Club, com o apoio do Hospital São Marcos, Cibox Informática, Prefeitura de Nova Venécia, Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames – Mulher), Faculdade Multivix e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF). O evento conta com o patrocínio da empresa Help Consult e São Marcos Diagnóstico por Imagem, Rede Startv e Posto Dois Irmãos.

Confira a programação do evento:

29 de agosto:

18h30 - Recepção e credenciamento.

19h00 - Abertura oficial do evento.

19h10 - Esquete “No Limite”: Grupo Teatral Trupe Paralela. Ficha Técnica: Viviane Coutinho, Maria Benevides, Charlane Adeodato e Valdeí de Oliveira.

19h20 – Tema: Direitos Humanos e a Proteção Integral às Mulheres.

Palestrante – Drª Cláudia R. Santos Albuquerque Garcia.

Mestra em Segurança Pública; Secretária Nacional da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar – COPEVID; Promotora de Justiça do Estado do Espírito Santo desde 2005.

20h00 – Tema: Em Defesa Delas – Defensoras e Defensores Públicos pela Garantia dos Direitos das Mulheres.

Palestrante: Mariana Andrade Sobral.

Defensora Pública do Estado do Espírito Santo; Presidenta da Associação de Defensores Públicos do Estado.

20h40: Tema – Constelação Familiar no Judiciário.

Palestrante: Laura Cavalcanti.

Formada em Constelação Sistêmica pelo Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida (IDESV); Formada em Neurociência do Comportamento pela Universidade Internacional de Ciência do Espírito – UNIESPIRITO (na UFF).

21h20 – Coffee Break

21h40 – Encerramento.

 

30 de agosto:

18h30 - Recepção e Credenciamento.

19h00 - Abertura

19h10 - Esquete: “No Limite” – Grupo Teatral Trupe Paralela. Ficha Técnica: Viviane Coutinho, Maria Benevides, Charlane Adeodato e Valdeí de Oliveira.

19h20 – Tema: Organização e Conquistas das Políticas Públicas para as Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Palestrante: Maria Augusto Buffolo.

Agricultura Familiar; diretora da Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo – FETAES.

20h00: Tema – Políticas Públicas para as Mulheres e Controle Social.

Palestrante: Edna Calabrez Martins.

Assessora sindical; Conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher – CEDIMES, tendo sido presidenta de abril de 2017 a julho de 2019.

20h40: Tema – “Tem Mulher que Gosta de Apanhar”: O Ciclo da Autossabotagem e como Romper a Violência.

Palestrante: Natache Fiel.

Coach, psicanalista e sexóloga; Psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise.

 

21h20 – Coffee Break

21h40 – Encerramento.

 

 

 

 

Data de Publicação: terça-feira, 27 de agosto de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.