Confira os destaques da sessão da Câmara de Nova Venécia

Vários assuntos de interesse da população veneciana foram debatidos pelos vereadores durante a sessão do Legislativo Municipal, realizada na última terça-feira, 21. Iluminação pública, prestação de serviços na área de saúde e a melhoria da infraestrutura dos bairros foram alguns dos temas.

O projeto de lei 23/2019, que autoriza a Prefeitura de Nova Venécia a contratar financiamento junto a Caixa Econômica Federal para utilização de recursos em infraestrutura e saneamento dos bairros foi um dos assuntos discutidos pelos vereadores. Os parlamentares analisam a possibilidade de realização de audiência pública para discutir a proposta junto com a população. O projeto é de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB).

O presidente da Câmara de Nova Venécia, Juarez Oliosi (PSB), destacou o preço baixo do café no mercado e o aumento dos insumos, como o adubo, o que afeta os pequenos produtores rurais do município.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Cabo Tikeira (PV) criticou a demora na entrega dos documentos de identidade.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) falou sobre o projeto 23/2019 e vai analisar a partir dessa quarta-feira, 22, dentro das comissões. A parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir o tema.

O vereador Zé Luis do Cricaré (Avante) disse que vai apurar as horas-extras nas escalas de plantão funerário das assistentes sociais do município.

Cimar do Altoé (PHS) anunciou que a primeira parcela para a execução das obras de drenagem e pavimentação na Rua Espírito Santo, no bairro Altoé, já foi depositada. A parcela é fruto de emenda parlamentar do ex-deputado Drº Jorge Silva.

Zequinha Brasileiro (PV) indicou a instalação de ponto de ônibus na Rua São Daniel Comboni, próximo à Igreja Católica.

O vereador Antonio Emílio (PPS) criticou o projeto 23/2019.

Luciano Márcio (PSB) destacou que pretende sustar o ato de 2013 do Poder Executivo Municipal, que concedeu a possibilidade de desconto no tíquete-alimentação do servidor do município.

Biel da Farmácia (PV) disse que está analisando aspectos positivos e negativos do projeto 23/2019.

Mir de Guararema (PDT) anunciou que os serviços de fisioterapia estão sendo realizados em Guararema e Cedrolância. A partir de 14 de junho, o serviço também estará disponível em Água Limpa.

Cláudio do Granito (PTB) falou sobre o projeto 23/2019 e sobre a importância de discutir o tema junto à sociedade através de uma audiência pública.

Aprovação de projetos e requerimentos:

- Requerimento 33/2019, de iniciativa da vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM): Solicita para que seja fornecido o número para contato das Assistentes Plantonistas do Serviço Funerário do município, e informado a escala de plantão das Assistentes Sociais até DEZEMBRO/2019: Aprovado por unanimidade.

- Projeto de Decreto Legislativo n° 16/2019: rejeita e mantém textos do veto parcial n° 1, que veta parcialmente o Projeto de Lei n° 83/2018, que dispõe sobre a criação do Fundo Especial da Procuradoria Geral do Município de Nova Venécia-ES, por incremento de honorários advocatícios

Iniciativa: Comissão Permanente de Legislação Justiça e Redação Final (CLJRF): Gleyciaria Bergamim de Araujo(DEM), Presidente e Jocimar de Oliveira Silva (PHS), Membro: Aprovado por unanimidade por votação nominal.

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de maio de 2019