Homenageados recebem Medalha de Honra ao Mérito em sessão solene

A noite de sexta-feira, 04, foi especial para os 13 homenageados que receberam a Medalha de Honra ao Mérito “Bianor Gomes da Silva”, durante a sessão solene realizada no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia. Os vereadores da Casa Legislativa entregaram as medalhas e certificados a militares estaduais e policiais civis por valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à sociedade veneciana.

A cerimônia contou com a presença do ex-governador, Renato Casagrande, do prefeito Mário Sérgio Lubiana, do deputado estadual Josias da Vitória, o deputado federal, Paulo Foletto, o deputado estadual, Freitas, o vice-presidente da Câmara de Nova Venécia, Cabo Tikeira, o primeiro-secretário da Casa, Dejanir Dias, o segundo-secretário, Mir de Guararema. Representando a Defensoria Pública do Espírito Santo, o senhor Ricardo Paterli Rosa, a presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, Betina Duarte Basílio de Souza, o coronel da Polícia Militar, Dalcol, e Marcos Durval, especialista em Segurança Pública.

A solenidade também contou com a presença dos vereadores Evaristo Miguel, Gleyciaria Bergamim, Cimar do Altoé, Zé Luis do Cricaré, Zequinha Brasileiro, Biel da Farmácia, Juarez Oliosi e Luciano Márcio.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Emílio, agradeceu a presença das autoridades e do público em geral, que lotou o auditório para acompanhar a sessão solene. “A palavra que deve ser utilizada à corporação é agradecimento. Todo cidadão tem o dever de respeitar e ser grato à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, profissionais que dedicam suas vidas, que se colocam em risco na defesa de outras pessoas. O presidente também destacou o papel da mulher na segurança pública, com o equilíbrio da força e sensibilidade das mulheres.

Após a fala do presidente, cada vereador se pronunciou a respeito dos seus homenageados, destacando a escolha de cada profissional e seus méritos pelos serviços prestados aos cidadãos de Nova Venécia.

Em nome de todos os homenageados, Marlúcio Bonomo Contarato, falou sobre o orgulho de receber a medalha com o nome do expedicionário Bianor Gomes da Silva: “Receber esta medalha com o nome do senhor Bianor Gomes da Silva é um privilégio imensurável. A rotina da profissão de quem trabalha com segurança pública exige muita compreensão dos nossos familiares. Quero lembrar também da nossa segunda família, que são nossos colegas de trabalho, sempre do nosso lado, nos apoiando, cumprindo seu papel de verdadeiros guerreiros”.

Várias autoridades também destacaram a importância do trabalho de homens e mulheres da segurança pública e que a homenagem é justa e fundamental na valorização desses profissionais que colocam suas vidas em risco para salvar a de outras pessoas.

O ex-governador Renato Casagrande fez uma palestra durante o evento em que destacou as principais ações do programa “Estado Presente”, que por meio de um trabalho eficiente e estratégico conseguiu reduzir a violência. Em 2009, a taxa de homicídios era de 58 mortes por 100 mil habitantes. Com a implantação do programa em 2011, o número de homicídios no Espírito Santo caiu para 39 por 100 mil habitantes, tornando-se referência nacional na época. O ex-governador destacou a tríade prioridade, metodologia e investimento como fundamentais para o sucesso do “Estado Presente”.

Medalha de Honra ao Mérito - De acordo com o Decreto Legislativo nº 594, de 03 de novembro de 2015, a Medalha de Honra ao Mérito Expedicionário “Bianor Gomes da Silva” será entregue anualmente na data de 04 de maio, data de nascimento do expedicionário Bianor Gomes da Silva.

Os indicados à Medalha de Honra ao Mérito Expedicionário Bianor Gomes da Silva devem satisfazer às seguintes exigências: ter anotações de ações meritórias ou por bons serviços prestados ao município de Nova Venécia e não estar cumprindo pena privativa de liberdade. Além da medalha, é entregue um diploma a todos os homenageados.

Bianor Gomes da Silva – Expedicionário da Forças Expedicionárias do Brasil (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, nasceu no interior da cidade de Nova Venécia em 04 de maio de 1920. Bianor Gomes da Silva, quando tinha apenas sete anos, foi acolhido pelo Senhor Francisco Contarato e a Senhora Marcelina CappellettoContarato, após o falecimento trágico de seus pais. Cresceu ainda no interior, nas proximidades do PepiNuck, trabalhando com extração de madeiras para os fazendeiros da época. No final do ano de 1944, embarcou para a Itália numa viagem que durou 15 dias e 14 noites. Bianor lutou na Guerra na linha de frente do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. O Senhor Bianor lembrava-se das bombas que eram lançadas, da destruição provocada pela guerra e da morte de companheiros, o que o marcou bastante. “É uma coisa que mexe com a cabeça da gente estar numa guerra, ver companheiros morrendo e não ter como saber a que horas vamos voltar para ou se ao menos vamos voltar” (palavras de Bianor Gomes da Silva – Publicado em dezembro de 200 pelo Jornal A Notícia – 9 de setembro de 2000). Ao fim da Guerra, no ano 1945, Bianor retornou para o Espírito Santo, para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a fim de trabalhar na linha ferroviária que ligava a cidade ao Estado de Minas Gerais. Retornou para Nova Venécia – ES, voltando a trabalhar na lavoura. Casou-se com a Senhora ZitaContarato, filha do Senhor Francisco Contarato e da Senhora Marcelina CappellettoContarato no dia 24 de dezembro de 1951. Vítima de um câncer, o Senhor Bianor faleceu no dia 8 de março de 2002, logo após ser submetido a uma cirurgia.

Homenageados:

 

Vereador(a)

 

Indicação do Homenageado

 

Antonio Emílio Abreu Dias Borges

Marlucio Bonomo Contarato

Amábile Barbosa Mota

Dejanir José Dias

Thadeu Carvalho Soares

Evaristo Miguel

Eugenio Vieira de Souza

Gleyciaria Bergamim de Araújo

Tatiani Celeste dos Santos

Jocimar de Oliveira Silva

Adilson Macedo

José Luiz da Silva

Mario Marcelo Dalcol

José Maria Soares

José Carlos Contarato Gomes

Josiel Santana

Rafael Cremasco Lacerda

Juarez Oliosi

Claudioney Jacinto da Mota

Luciano Márcio Nunes

José Inoch

Luciano Pereira dos Santos

Valter Oliveira dos Santos

Valdemir da Silva Pereira

Enecias Scardini Junior

 

 

 

 

 

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de maio de 2018

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.