Condução das obras de saneamento básico da cidade será alterada para diminuir transtornos

O andamento das obras de esgotamento sanitário e as formas de condução dos trabalhos foram temas debatidos em reunião realizada na Prefeitura de Nova Venécia na última quinta-feira, 01. As condições das ruas da cidade e a forma de execução da obra foram amplamente discutidos durante o encontro.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, propôs a ampliação da carga horária de trabalho da empreiteira para acelerar o andamento das obras. O trabalho se estenderia até as 20 horas de segunda a sábado.

O vereador Dejanir Dias (PSB) explicou que com o objetivo de fortalecer a comunicação entre Poder Executivo, o Legislativo Municipal e a Cesan, serão realizadas reuniões mensais para discutir o andamento das obras. “Com uma comunicação mais eficiente será possível propor sugestões e melhorias à Cesan e minimizar os transtornos sofridos pela população”, disse o vereador.

O diretor da Cesan ainda explicou que outras duas empresas já fizeram intervenções na cidade. A Nortel, atual empreiteira, terá que realizar os reparos nas ruas em que realizou os trabalhos. As outras duas empresas serão notificadas pela Cesan para fazer a reparação nos locais em que atuaram. Se não fizerem os trabalhos, a Cesan se responsabilizará pela restauração das ruas.

A Prefeitura de Nova Venécia também se comprometeu a entregar relatórios das ruas com eventuais problemas causados pelas obras durante as reuniões mensais.

O gerente de obras da Cesan, Douglas Oliveira Couzi, afirmou que a reunião foi muito produtiva e positiva: “Em vista do descontentamento da sociedade com a obra e a postura da Cesan de sempre procurar o diálogo, elaboramos um plano de ação para fazer alguns ajustes no método de trabalho atual da empreiteira e, dessa forma, responder aos questionamentos dos vereadores e clientes de Nova Venécia. Em 12 anos de Cesan, posso dizer que essa foi uma das reuniões mais produtivas, a cobrança dos vereadores é legítima, pois são representantes do povo. Obras de saneamento sempre são muito complexas, mas é preciso ter um plano de trabalho que possa minimizar os transtornos à população, e que ao mesmo tempo, agilize o serviço que é de vital importância para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”.

Participaram da reunião, os vereadores Cabo Tikeira (PV), Gleyciaria Bergamim (DEM), Mir de Guararema (PDT), Juarez Oliosi (PSB), Zequinha Brasileiro (PV), Ronaldo Barreira (SD), Zé Luiz do Cricaré (PT do B), Cimar do Altoé (PHS), Evaristo Miguel (PTB), o prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB), o secretário de Obras do município, Sebastião de Sá Pereira, o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Carlos Fernando Martinelli, o gerente de obras da Cesan, Douglas Oliveira Couzi e o chefe da Divisão de Obras da companhia, Dirceu Pimentel.

Data de Publicação: sexta-feira, 02 de fevereiro de 2018