Sessão é marcada pela aprovação de vários projetos

A sessão da última terça-feira, 17, foi marcada pelo debate e aprovação de vários projetos, de iniciativa do Poder Legislativo e também do Poder Executivo Municipal. Um dos projetos aprovados por unanimidade pelos vereadores é o que proíbe que doadores de campanha ocupem cargos comissionados. O projeto 58/2017, é de autoria do presidente da Casa, Antonio Emílio (PPS).

Durante o seu discurso, o presidente falou sobre a necessidade urgente da implantação de dois radares nas proximidades da Igreja Católica do bairro Santa Luzia, para evitar acidentes na região. “Não podemos esperar que aconteça uma tragédia para que o poder público tome alguma providência”.

Os vereadores também se mostraram indignados com a violência sofrida pela enfermeira Géssica de Sá Soto, de 25 anos, durante uma festa em Nova Venécia, no último final de semana. A jovem foi espancada por três homens em meio a uma discussão banal: “Nada justifica agredir qualquer pessoa, principalmente as mulheres, temos que resolver nossas questões com tranqüilidade e na base do diálogo”, afirmou Antonio Emílio.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Zequinha Brasileiro (PV) e o vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV), visitaram o bairro Aeroporto para ouvir as demandas dos moradores. Zequinha também agradeceu o retorno do Poder Executivo sobre o pedido de informação em relação ao tíquete-feira. O vereador também mostrou sua indignação com a violência contra a mulher.

O vereador Cabo Tikeira (PV) parabenizou os educadores pelo Dia do Professor, comemorado no último domingo, 15 de outubro, e indicou o projeto que premia bons professores da rede municipal, “O Professor do Ano”.

Biel da Farmácia (PV) criticou duramente a liminar do Conselho Federal de Medicina que limita as ações dos enfermeiros. O vereador também lamentou a violência sofrida pela jovem Géssica.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) se mostrou indignada com o espancamento de Géssica e ampliou o tema, citando várias mulheres mortas recentemente no Estado simplesmente por serem mulheres. A vereadora também solicitou ajuda à população para que ajudem a atleta Mirela Cruz para que ela possa participar de competições fora do país, levando o nome de Nova Venécia para o Brasil e para o mundo.

O vereador Juarez Oliosi (PSB) afirmou mais uma vez a necessidade da prefeitura em contratar um engenheiro agrônomo para a construção de barragens para o pequeno produtor rural.

Ronaldo Barreira (SD) falou sobre a emenda de R$ 120 mil do deputado Esmael (PMDB) para a Secretaria Municipal de Saúde. O vereador também questionou a demora no calçamento do bairro Parque das Flores.

Mir de Guararema (PDT) anunciou a criação de um anteprojeto junto com a vereadora Gleyciaria sobre políticas de incentivo ao esporte, para que os jovens tenham outros incentivos além do futebol.

O vereador Evaristo Miguel (PTB) parabenizou os profissionais da educação pelo Dia do Professor e sobre a construção de uma unidade de saúde em Cedrolândia.

Cimar do Altoé (PHS) afirmou que a violência sofrida por Géssica é inaceitável. O vereador também convidou a população a participar da sessão solene em comemoração à Reforma Protestante, na sexta, 20, às 19h30, no auditório da Câmara Municipal.

O vereador Zé Luiz do Cricaré (PT do B) criticou mais uma vez a falta de ações da Secretaria Municipal de Esportes e que vai encaminhar um requerimento solicitando informações sobre os trabalhos realizados pela Secretaria desde 2013 até agora.

Dejanir Dias (PSB) parabenizou os professores e indicou a reabertura do canteiro central em frente ao Supermercado Rondeli e EMEF Veneciano para dar espaço aos cadeirantes. O vereador também solicitou mais rapidez da prefeitura para que inicie o trabalho de pavimentação do bairro Parque das Flores.

Aprovação de requerimentos e projetos:

1 – Requerimento 95/2017: pedido de informação sobre aluguel social no município de Nova Venécia. De iniciativa dos vereadores Cabo Tikeira (PV), Zequinha Brasileiro (PV) e Gleyciaria Bergamim (DEM): Aprovado por unanimidade.

2 – Requerimento 96/2017: pedido de informação sobre o serviço de varrição no bairro Santa Luzia. De iniciativa dos vereadores Antonio Emílio (PPS) e Cabo Tikeira (PV): Aprovado por unanimidade.

3 – Projeto de Lei 38/2017: autoriza a arrecadação de impostos por cartões de débito e de crédito pela Prefeitura de Nova Venécia: Aprovado por unanimidade.

4 – Projeto de Lei 44/2017: que concede correção salarial por perdas inflacionárias para servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Nova Venécia relativo ao biênio 2017/2018, de autoria da Mesa Diretora: Aprovado por maioria.

5 – Projeto de Lei 52/2017: concede gratificação aos servidores do Poder Executivo Municipal: Aprovado por unanimidade.

6 – Projeto de Lei 55/2017: permite ao Poder Executivo Municipal cobrar dívida ativa no valor de até R$ 2.500 por meio extrajudicial: Aprovado por unanimidade.

7 – Projeto de Lei 57/2017: Nomeia a ponte de Santa Rosa de “Adelson Herzog”, de iniciativa do vereador Juarez Oliosi (PSB): Aprovado por unanimidade.

8 – Projeto 58/2017: proíbe que cargos em comissão sejam ocupados por doadores de campanhas eleitorais. De iniciativa do presidente da Casa, Antonio Emílio: Aprovado pro unanimidade.

9 – Projeto de Resolução nº 08/2017: fixa despesa do Poder Legislativo para o ano de 2018 com previsão de orçamento de R$ 5 milhões: Aprovado por unanimidade.

Data de Publicação: quarta-feira, 18 de outubro de 2017