Secretária de Ação Social participa da sessão extraordinária

A secretária de Ação Social da Prefeitura de Nova Venécia, Márcia Santos, participou da sessão de convocação na tarde da última terça-feira, 21, atendendo dessa forma, o requerimento 21/2017, assinado pelos 13 vereadores da Casa Legislativa, na sessão de 14 de março. O objetivo da sessão extraordinária foi esclarecer assuntos pertinentes que envolvem as atividades da Ação Social no município.

Os vereadores fizeram uma série de perguntas à secretária sobre: número de famílias atendidas pelo aluguel social no município; atendimento de benefício eventual e fornecimento de urnas funerárias; concessão de cestas básicas para pessoas em estado de risco e vulnerabilidade social; funcionamento do plantão social, com seu agendamento de visitas; cadastramento e recadastramento do Bolsa-Família e outros programas; número de famílias atendidas com disponibilidade de pedreiros e ajudantes de obras em pequenos serviços; plano de ação da secretaria para o exercício de 2017.

Durante a sessão de convocação, Márcia Santos respondeu aos questionamentos levantados pelos vereadores e esclareceu algumas dúvidas sobre o funcionamento da Ação Social no município.

A secretária informou que o orçamento destinado à Ação Social para 2017 é de R$ 6 milhões, sendo que desse total, R$ 400 mil são para benefícios eventuais, como urnas funerárias e distribuição de cestas básicas.

Outro assunto em pauta foi a questão do aluguel social. A secretária explicou que as assistentes sociais realizam visitas periódicas para saber como está a situação dos beneficiados. Hoje o município concede o benefício a 17 famílias atingidas por calamidade pública ou por problemas estruturais na residência comprovados por laudo emitido pela Defesa Civil.

A secretária também explicou que o município hoje distribui 96 cestas básicas para famílias cadastradas e que devido à crise econômica, não há como ampliar o número de cestas no momento.

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de março de 2017