Câmara Municipal de Nova Venécia vai entregar Título de Honra ao Mérito da Saúde Doutor José Brasileiro Dourado

A Câmara Municipal de Nova Venécia realiza nesta quinta-feira, dia 04, no plenário Antenor Nardoto, a Sessão Solene para entrega do Título de Honra ao Mérito da Saúde Doutor José Brasileiro Dourado.

A honraria será entregue pelos vereadores, para pessoas que contribuíram ou contribuem no âmbito da Saúde, no município. “Estamos preparando o evento, para receber nossos homenageados, afinal, vamos homenagear quem cuida da nossa saúde, quem cuida de gente, da nossa população”,  diz o presidente da Câmara, Juarez Oliosi (PSB).

O Título foi criado através da Resolução Nº 419/2017, sendo realizada a cerimônia anualmente,

Doutor Brasileiro

José Brasileiro Dourado morreu em 2018, aos 86 anos, em Recife, Nordeste do País, vítima de uma pneumonia. Doutor Brasileiro, como era conhecido, foi proprietário da Casa de Saúde e Maternidade Santa Clara (Frei Galvão), era médico, e atuou por 46 anos no município veneciano.

Conhecido por prestar diversos atendimentos de forma humanitária, o veterano médico chegou a Nova Venécia em 1965, quando veio acompanhado de dois colegas de profissão, um de São Gabriel e outro de Colatina. Naquela época, o Município ainda não contava com hospital, apenas clínicas.

Para iniciar os atendimentos, uma casa serviu de consultório e anos depois, foi comprado o terreno e construída a Casa de Saúde e Maternidade Santa Clara, estando erguida até hoje no mesmo local, fechando as portas em dezembro de 2011.

Ainda em vida, doutor Brasileiro argumentou que após estudos, ficou constatado que o hospital estava dando prejuízo e sem verbas públicas, fechou as portas em 2011.

Doutor Brasileiro sempre trabalhou pelo desenvolvimento e pela área da saúde de Nova Venécia, foi vice-prefeito do município entre 1993 e 1996, na primeira gestão de Wilson Japonês. Ele também foi um dos fundadores do Lions Clube da cidade, tendo, inclusive, presidido a entidade.

Confira os homenageados:

Albina Pereira  (Mayara Eller)

Edivando da Silva Tosta (Juninho Catatau)

Geandra Aparecida Dos Anjos Martins Menighetti (Dega do Altoé)

Gercineia Baptista Rodrigues (Roan Roger)

Guilherme Delgado Lopes (Juarez Oliosi)

Igor Peixoto Biral (Sebastião Macedo)

Josiel Santana (Delei da Borracharia)

Jordano Miguel Dos Santos Machado (Jorge Machado)

Jorge Luiz Barreiros (Fiu Juliatti)

Maria Mirtes Lusquinho (Damião Bonomette)

Paulo Sérgio Fantini (Pedro Gonçalves)