Dezembro Vermelho é tema abordado em evento da Câmara Municipal de Nova Venécia

Como forma de alerta e prevenção, a  Câmara Municipal de Nova Venécia promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 05,  no plenário Antenor Nardoto, um evento sobre o Dezembro Vermelho, campanha realizada em todo País, em relação à prevenção ao HIV, Aids.

O primeiro a palestrar foi o médico  Igor Peixoto Biral, no evento aberto ao público, que  também contou com os  servidores do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Nova Venécia, o enfermeiro Jordano Miguel dos Santos  e a coordenadora do CTA, Renata Vieira de Lima. Ainda, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Maxsuely Batista da Silva.

O  veneciano Sebastião Júnior Lavanhole Pimenta palestrou contando sobre sua história, de como foi contaminado pelo vírus do HIV, seu tratamento, mostrou mitos e relatou como é viver com o vírus. “Tive relação com uma pessoa, e ela me ligou dizendo que havia descoberto que era portador do vírus do HIV, mas que quando teve contato sexual comigo, não sabia, isso foi em 2015. Fiz o teste e deu positivo. Meu mundo caiu, passa muitas coisas pela cabeça, passei uns três meses tentando assimilar o que estava acontecendo, o que eu iria fazer. Comecei a fazer o tratamento, tive apoio no trabalho, já na família, fui um pouco ignorado no início. Decidi falar e abrir sobre o assunto, decidi não esconder. Sou indetectável, ou seja, a chance de eu transmitir o vírus para outra pessoa é praticamente zero.  O preconceito existe, mas levo essas pessoas como leigas, não entendem sobre o assunto. Sou servidor público, não tenho vergonha do que sou. Já passei por situações de gente achar que iria ser contaminado por conta de um abraço. Muitos amigos se afastaram de mim. Tive suporte do serviço Municipal de Saúde, hoje, minha família entendeu melhor sobre o assunto. Eu não deixo de falar com ninguém que sou soro positivo, e informo antes de ter relacionamento afetivo com qualquer pessoa. Vivo bem, tenho uma vida social como qualquer outra pessoa e o que posso aconselhar é: faça o teste e previnam-se”, diz Sebastião.

Durante a programação, o CTA realizou testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), feito em uma sala reservada, de forma voluntária e individual.

O evento foi organizado sob a coordenação do diretor da Câmara, Jânio Riguette, e contou com participação do presidente do legislativo, Delei da Borracharia, dos vereadores, Pedro Gonçalves, Dega do Altoé, Sebastião Macedo, Zé Luiz do Cricaré, Jorge Machado.

BOX

Carga viral indetectável

Pessoas vivendo com HIV/Aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

O que é resultado de exame indetectável?

Quando dizemos que ela está indetectável, quer dizer que a quantidade de vírus é tão baixa que o exame de sangue não consegue identificar.

Data de Publicação: segunda-feira, 05 de dezembro de 2022