Secretária Municipal de Educação apresenta dados sobre merenda escolar

Convocada através de Requerimento para prestar esclarecimentos sobre a possível falta de merenda escolar em Nova Venécia, em especial, na EMEFTI Bairro Altoé, a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou de Sessão Extraordinária nesta terça-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Nova Venécia.

A Secretária de Educação esclareceu que não existe falta de merenda nas escolas da rede municipal e que, entre os 52 itens do cardápio, a empresa responsável pela entrega de alguns, pediu reequilíbrio financeiro para o leite. “As medidas foram tomadas em relação ao assunto, notificando, multando e impedindo a empresa de participar de licitações na gestão pública do município por dois anos, após a negativa da entrega do produto estabelecido em contrato”, disse.

Ainda em relação ao leite, Wanessa explica que o produto não é item obrigatório na merenda escolar nacional e que o exigido é o cálcio, mineral que também é contido em outros alimentos. “Sendo o cálcio o exigido, podemos fazer a substituição, por exemplo, por oito alimentos, entre eles, inhame, couve, abóbora e entre outros. Temos três excelentes nutricionistas responsáveis pelo cardápio escolar e não há diminuição de valor nutricional de alimentos oferecidos nas escolas venecianas”, pontua a secretária, que ainda lembra que, para acompanhamento em algumas refeições, a merenda escolar também conta com suco de polpa de fruta. “Este item não ocupa lugar nutricional na substituição do leite, ele entra no cardápio como alimento de acompanhamento no consumo de bolo e pão, por exemplo”.

Wanessa ainda citou que a Secretaria, o Conselho da Educação e o Conselho da Alimentação Escolar (CAE), também não receberam denúncias de falta de merenda nas escolas.

Após responder questionamentos dos vereadores, a secretária apresentou números, estudos e medidas adotadas sobre a alimentação escolar em 2022, momento em que evidenciou o trabalho da Secretaria de Educação, em relação à alimentação escolar.

O requerimento de convocação da secretária foi de autoria do vereador Pedro Gonçalves (Podemos), e foi aprovado em plenário.

Data de Publicação: sexta-feira, 15 de julho de 2022