Câmara Municipal de Nova Venécia entrega honraria a militares estaduais e policiais civis

Câmara entrega honraria a militares estaduais e policiais civis

A Câmara Municipal de Nova Venécia entregou na noite de desta quarta-feira, dia 04, na casa de leis, a Medalha de Honra ao Mérito “Expedicionário Bianor Gomes da Silva”. Os homenageados foram militares estaduais e policiais civis, que receberam a honraria por serviços ou ações meritórias prestadas à sociedade veneciana. O evento foi organizado pelo diretor do legislativo, Jânio Riguette e servidores.

Estiveram na programação, além dos homenageados e familiares, o prefeito, André Fagundes, o vice-prefeito, Paulo Roberto, a secretária Municipal de Educação, Wanessa Sechim, e convidados. “Geralmente, só tem noção do que é o serviço e a importância da Polícia, quando precisa dela. Às vezes, quem nunca passou por uma situação difícil, não entende o verdadeiro significado e a relevância dos militares em nossas vidas. Quero aqui também, lembrar do Bianor Gomes da Silva, que ficou eternizado e na história de nossa cidade, sendo lembrado para sempre através dessa honraria, isso é muito gratificante. Ainda, quero frisar que, cada homenageado aqui hoje, também terá seu nome na história de nosso município, lá na frente, seus familiares, um neto, bisneto vão saber dessa honraria”, disse.

Após a abertura da cerimônia, o pastor da Igreja Luterana, Jarbas Hoffimann, foi o responsável pelo momento de Oração da solenidade.

Os 13 homenageados receberam a honraria de cada vereador, sendo uma placa e uma medalha. O policial militar, o 3° sargento Rodrigo Pires, foi o escolhido para discursar em nome de todos os homenageados.

O presidente da Câmara, Delei da Borracharia, também discursou no evento. “Tenho uma grande honra de participar desse momento e quero prestar essa homenagem aos familiares do senhor Bianor, é um orgulho para mim, estar aqui hoje. Poderíamos ainda, escolher vários militares para serem homenageados, opções não faltam, e eles merecem, e é até difícil escolher. Infelizmente, só podemos optar por um. Estamos homenageado hoje, aqueles que saem de casa todos os dias, para zelar pela vida de muitas vezes, eles nem conhecem. A rotina de um militar é ir para o serviço e, não saber se volta para sua família no final do dia, com vida. Por isso, essa homenagem vai para cada um policial, mesmo os que não estão aqui hoje, e para seus familiares”, declara o presidente.

A entrega do homenageado da ex-vereadora Solange Cristina Moreira Lanes foi realizada, já que na época da escolha dos homenageados, a ex-parlamentar ocupava ainda o cargo do então licenciado.

Quem foi Bianor Gomes da Silva

Expedicionário da Forças Expedicionárias do Brasil (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial nasceu no interior da cidade de Nova Venécia em 04 de maio de 1920. Bianor Gomes da Silva, quando tinha apenas sete anos, foi acolhido pelo senhor Francisco Contarato e a Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, após o falecimento trágico de seus pais. Cresceu ainda no interior, nas proximidades do Pip -Nuck, trabalhando com extração de madeiras para os fazendeiros da época. No final do ano de 1944, embarcou para a Itália numa viagem que durou 15 dias e 14 noites. Bianor lutou na guerra, na linha de frente do Rio de Janeiro e do Mato Grosso. Quando contava as histórias da guerra, senhor Bianor lembrava-se das bombas que eram lançadas, da destruição provocada pela guerra e da morte de companheiros, o que o marcou bastante. “É uma coisa que mexe com a cabeça da gente estar numa guerra, ver companheiros morrendo e não ter como saber a que horas vamos voltar para ou se ao menos vamos voltar” (palavras de Bianor Gomes da Silva – Publicado em dezembro de 2000 pelo Jornal A Notícia – 9 de setembro de 2000). Ao fim da Guerra, no ano 1945, Bianor retornou para o Espírito Santo, para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a fim de trabalhar na linha ferroviária que ligava a cidade ao Estado de Minas Gerais. Retornou para Nova Venécia, voltando a trabalhar na lavoura. Casou-se com a senhora Zita Contarato, filha do senhor Francisco Contarato e da Senhora Marcelina Cappelletto Contarato, no dia 24 de dezembro de 1951. Vítima de um câncer, o senhor Bianor faleceu no dia 8 de março de 2002, logo após ser submetido a uma cirurgia.

Confira os Homenageados

Everton Conti (Vereador Juninho Catatau)

Gilson Cezari (Vereador Juarez Oliosi)

Márcio Gonçalves (vereador Anderson Salvador)