Câmara realiza audiência pública para solucionar problema de animais soltos nas ruas de Nova Venécia

 

 

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF), da Câmara Municipal de Nova Venécia realizou na manhã desta sexta-feira (10), às 9h, uma audiência pública com objetivo de  discutir a questão dos animais de grande porte, soltos nas ruas do município.   

 

O presidente da CLJRF, Damião Bonomette (PSB), falou sobre a importância de solucionar o problema, que vem causando transtornos na região.  “Os animais circulando no perímetro urbano vem causando acidentes, com colisão entre automóveis e os animais. Nossos moradores vêm perdendo seus familiares. A lei precisa ser cumprida, e a sociedade clama por uma solução”, diz. 

 

Para o presidente da Câmara, Delei da Borracharia (Solidariedade), a necessidade de uma solução para o problema, vem com grande reivindicação da população e também dos poderes executivo e legislativo. “Estivemos no Rancho Bela Vista, na Serra, e o objetivo nosso é terceirizar o serviço deles, já que apresentam um excelente trabalho de acolhimento dos animais das ruas, cuidados e dando destino final a eles, que é a doação”, fala.

 

Junto com Delei, o vereador Dega do Altoé (PDT), também esteve no Rancho Bela Vista, sendo um grande defensor da causa, desde o início do seu mandato. “A minha preocupação é igual a de todos os moradores. Retirar esses animais das ruas vai solucionar um problema antigo dessa cidade, e teremos ainda, o acolhimento e destino desses animais, tudo feito com muito carinho e profissionalismo”, revela.

 

Na audiência a médica veterinária da Prefeitura local, Maria Guadalupe, que também esteve na visita no Rancho, argumentou que, a prefeitura não tem condições de ter uma Unidade de Vigilância de Zoonoses o município, sendo assim, uma das soluções é terceirizar o serviço. “Sou servidora do executivo há cinco anos e toda semana preciso lidar com esse problema, temos os animais  de pequeno porte também soltos na rua e depois, precisamos resolver essa questão”, explica.

 

A audiência pública discutiu o Projeto de Lei  Nº 33/2021, que altera a redação do § 3º e inclui inciso IV ao § 5º do artigo 155 da Lei Complementar nº 5/2008, que institui o Código de Posturas do Município de Nova Venécia e dá outras  providências. O PL está tramitando na Casa de Leis e a audiência foi necessária porque o Código de Postura do Município não atende as iniciativas necessárias, no caso das medidas a serem tomadas, para solucionar o problema dos animais soltos em vias públicas na região veneciana.

Estiveram também no evento, o vereador Jorge Machado (DC), a vereadora Mayara Eller (Republicanos), e o vice-presidente da CLJRF, vereador Tião do Celestino (Solidariedade).

 

 

 

Data de Publicação: sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.