Confira os destaques da sessão da Câmara de Nova Venécia

Os parlamentares venecianos destacaram diversos temas importantes para os cidadãos do município. Melhorias no trânsito, implantação de UTI no Hospital São Marcos e estímulo à cultura foram alguns dos assuntos comentados pelos vereadores durante a sessão da Câmara dessa terça-feira, 17.

O presidente da Câmara, Juarez Oliosi (PSB), falou sobre a visita do governador Renato Casagrande (PSB) ao município na última sexta-feira, 13. Ele veio para inaugurar a conclusão das obras dos trechos de pontes, na ES-381, e a pavimentação do patrimônio de Cristalina. A cerimônia de inauguração foi em Cristalina, com grande presença da população local, vereadores, deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades e lideranças do município.

“Há quatro anos, as obras na ES-381 estavam paralisadas durante o governo Paulo Hartung. Em janeiro deste ano, logo que assumiu o mandato, Casagrande veio em Nova Venécia no dia 24 daquele mês e disse que iria concluir o serviço. Depois de oito meses, agora em setembro, o governador veio inaugurar a obra”, afirmou Juarez.

Durante a sessão, o requerimento nº 58/2019, de iniciativa do vereador Dejanir Dias (PSB), foi rejeitado pela maioria dos vereadores.  No requerimento, o parlamentar solicitou a saída de uma Comissão Processante em que participaria como membro, justificando que exerce outra atividade no período da manhã, mas a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) emitiu parecer contrário ao pedido.

A presidente da CLJRF, a vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM), alegou que participar das comissões é uma das atribuições dos vereadores: “Participar das comissões é opcional, mas legislar é nossa função prioritária enquanto mandatários de cargo eletivo. A Constituição Federal esclarece que o vereador só pode exercer outra função se houver compatibilidade de horário”, explicou Gleyciaria.

Por sete votos a cinco, o requerimento do vereador Dejanir Dias foi rejeitado. Votaram contra o pedido do vereador: Cláudio do Granito, Biel da Farmácia, Cimar do Altoé, Gleyciaria Bergamim, Evaristo Miguel, Zé Luis do Cricaré e Mir de Guararema. Votaram a favor do requerimento: Luciano Márcio, Antonio Emílio, Cabo Tikeira, Dejanir Dias e Zequinha Brasileiro.

Resumo da sessão:

O vereador Biel da Farmácia (PV) alertou sobre a quantidade de lâmpadas queimadas na Praça Adélio Lubiana (Praça do Granito), nas proximidades do ginásio de esportes.

Zé Luis do Cricaré (Avante) questionou a falta de organização do trânsito durante os eventos culturais da cidade.

Mir de Guararema (PDT) destacou a inauguração das obras da ES-381 em Cristalina, na última sexta-feira, 13.

Zequinha Brasileiro (PV) indicou a construção de faixa de pedestre próximo ao ginásio poliesportivo, na Praça Adélio Lubiana (Praça do Granito), no bairro Beira Rio.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) anunciou que pretende criar emenda aditiva na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir recursos de manutenção da Lira Municipal Matheus Toscano.

Cláudio do Granito (PTB) falou sobre a audiência pública para discussão da LDO realizada na última segunda-feira, 16.

Cimar do Altoé (PHS) destacou que a Rua Espírito Santo, no bairro Altoé, será finalizada pelo município no início de 2020.

Evaristo Miguel (PTB) sugeriu a transferência da rodoviária para a Cidade Alta.

Data de Publicação: quarta-feira, 18 de setembro de 2019