Público lota Lions Clube de Nova Venécia para prestigiar o II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres

O II Fórum Municipal de Políticas Públicas começou nesta quinta, 29, e reuniu cerca de 500 pessoas no Lions Clube de Nova Venécia.  Autoridades, estudantes e público em geral prestigiaram a segunda edição do evento. A programação do fórum continua nesta sexta-feira, 30, com a realização de teatro e palestras, a partir das 18h30.

Várias autoridades estiveram presentes durante o evento: o prefeito de Nova Venécia Mário Sérgio Lubiana (PSB); o presidente da Câmara de Nova Venécia, Juarez Oliosi (PSB); o diretor do Legislativo Municipal, Gilberto do Nascimento; o defensor público, Ricardo Rosa; o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Dalcol; o delegado da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, Líbero Penello de Carvalho Filho; e os vereadores Antonio Emílio (Cidadania) e Cláudio do Granito (PTB).

O evento foi aberto pela vereadora Gleyciaria. Bergamim (DEM): “É emocionante ver todos vocês aqui. O fórum municipal nasceu devido a uma mulher que me procurou na Câmara de Nova Venécia com o rosto ferido e a alma ferida. A partir daquele momento percebi que precisávamos fazer alguma coisa para mudar a realidade das mulheres agredidas pelos próprios companheiros”, destacou a vereadora.

Em seguida, o grupo de teatro veneciano “Trupe Paralela” apresentou a esquete “No Limite”. A escritora, Irene Pianissola, recitou uma poesia de sua própria autoria sobre as mulheres.

A primeira palestrante da noite foi a promotora de justiça do Estado, Cláudia Santos Albuquerque Garcia.  Com o tema “Direitos Humanos e a Proteção Integral às Mulheres”, a promotora destacou os avanços e desafios dos direitos das mulheres e apresentou um ranking assustador sobre a violência contra a mulher no Brasil. Em uma lista com 94 países, o Brasil está na quinta colocação no mundo onde se morrem mais mulheres por feminicídio. O Espírito Santo ocupa a quarta colocação de homicídios de mulheres negras no país.

A promotora também enfatizou a importância da Lei Maria da Penha como um grande avanço na legislação brasileira, alcançando cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

A palestrante Laura Cavalcanti, formada em Neurociência e Constelação Sistêmica, destacou a importância da terapia através da Constelação Familiar e sobre as leis universais do pertencimento, ordem ou hierarquia e equilíbrio: “É muito difícil a mulher abandonar o abusador se ela não descobrir as raízes que a levaram a tomar consciência de suas atitudes”.

Fórum das Mulheres - Com duração de dois dias, o fórum conta com uma programação variada: palestras, exposição fotográfica e teatro. O objetivo é discutir temas de interesse das mulheres, como direitos humanos e proteção contra a violência doméstica.

O II Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa dos Direitos das Mulheres é uma realização da Câmara Municipal de Nova Venécia e Lions Club, com o apoio do Hospital São Marcos, Cibox Informática, Prefeitura de Nova Venécia, Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames – Mulher), Faculdade Multivix e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF). O evento conta com o patrocínio da empresa Help Consult e São Marcos Diagnóstico por Imagem, Rede Startv e Posto Dois Irmãos.

Confira a programação do evento desta sexta-feira, 30:

18h30 - Recepção e Credenciamento.

19h00 - Abertura

19h10 - Esquete: “No Limite” – Grupo Teatral Trupe Paralela. Ficha Técnica: Viviane Coutinho, Maria Benevides, Charlane Adeodato e Valdeí de Oliveira.

19h20 – Tema: Organização e Conquistas das Políticas Públicas para as Mulheres Trabalhadoras Rurais.

Palestrante: Maria Augusto Buffolo.

Agricultura Familiar; diretora da Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo – FETAES.

20h00: Tema – Políticas Públicas para as Mulheres e Controle Social.

Palestrante: Edna Calabrez Martins.

Assessora sindical; Conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher – CEDIMES, tendo sido presidenta de abril de 2017 a julho de 2019.

20h40: Tema – “Tem Mulher que Gosta de Apanhar”: O Ciclo da Autossabotagem e como Romper a Violência.

Palestrante: Natache Fiel.

Coach, psicanalista e sexóloga; Psicanalista formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise.

21h20 – Coffee Break

21h40 – Encerramento.