Alunos da Emef Adalton Santos conhecem a Câmara e recebem respostas às demandas do projeto “Um Novo Olhar sobre a Minha Cidade”

Os estudantes das turmas da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adalton Santos, do bairro Municipal I, estiveram na Câmara de Nova Venécia para conhecer o funcionamento do Legislativo e receberam as respostas sobre as demandas levantadas no projeto “Um Novo Olhar sobre a Minha Cidade.

O projeto aborda os desafios do município e as necessidades mais importantes para os bairros e foi desenvolvido pelos professores Cláudio Sérgio dos Santos, Rogério Piva e Vanusa de Souza Pereira, juntamente com os estudantes.

O presidente da Câmara, Juarez Oliosi (PSB), o primeiro-secretário, Cláudio do Granito (PTB) e a vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) receberam os alunos. Durante a visita, a vereadora Gleyciaria explicou aos estudantes sobre o funcionamento da Câmara Municipal, a tramitação de projetos de lei, as comissões permanentes do Legislativo e a função dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Os estudantes também fizeram perguntas aos vereadores e conheceram de perto como funciona cada setor da Câmara durante as sessões ordinárias.

De acordo com o professor Cláudio Sérgio dos Santos, o objetivo do projeto “Um Novo Olhar sobre a Minha Cidade” é trabalhar a questão da cidadania com os estudantes: “No projeto, detalhamos as necessidades dos bairros apontadas pelos maiores interessados, os moradores. Resolvemos a partir das demandas, apresentar o projeto para os vereadores porque eles são os legítimos representantes do povo, fazem a ponte entre as necessidades dos bairros e o Executivo, que é o responsável pelas ações de melhoria nos bairros. Tentamos mostrar para os nossos alunos que questionar, refletir nas redes sociais é importante, mas de nada adianta se não levarmos os problemas, sugestões ou críticas para as autoridades públicas.”

Conhecer o funcionamento do Legislativo é apenas uma parte do projeto. Os estudantes também fizeram um passeio pela cidade de ônibus para ver na prática o que colocaram no papel. Puderam perceber de forma real as necessidades de cada bairro apontadas no projeto que desenvolveram.

 

 

 

Data de Publicação: terça-feira, 30 de julho de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.