População participa de audiência pública na Câmara Municipal sobre alterações no trânsito da cidade

A Prefeitura de Nova Venécia, Câmara Municipal e Detran-ES, promoveram na noite da última quinta-feira, 28, no auditório do Legislativo Municipal,  a audiência pública para apresentar as propostas de mudanças no trânsito da cidade.

O evento contou com a presença de várias autoridades: o prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB), o presidente da Câmara de Nova Venécia, Juarez Oliosi (PSB), o superintendente de trânsito de Nova Venécia, José Antônio Montebelo, o secretário de Planejamento do município, Edson Marquiori, secretários de diversas pastas, além dos vereadores, Biel da Farmácia (PV), Dejanir Dias (PSB), Zequinha Brasileiro (PV), Cimar do Altoé (PHS), Gleyciaria Bergamim (DEM), Cabo Tikeira (PV), Antonio Emílio (PPS), Zé Luis (PTB), Cláudio do Granito (PTB), Luciano Márcio (PSB) e Mir de Guararema (PDT).

O superintendente de trânsito da cidade, José Antônio Montebelo, juntamente com a equipe do Detran-ES, apresentou o projeto de alterações do trânsito da cidade. A proposta é fazer mudanças em vias importantes para desafogar o trânsito nas avenidas Guanabara, São Mateus e Belo Horizonte. Outra discussão foi a implantação do estacionamento rotativo no centro da cidade.

O presidente da Câmara, Juarez Oliosi, destacou que a audiência pública é importante para pensar no futuro da mobilidade urbana de Nova Venécia: “Há vias que estão com enormes gargalos porque veículos que só passam pela cidade em direção a outros municípios precisam necessariamente trafegar pelo centro da cidade. É preciso que se desloque esse tipo de veículo para fora das vias urbanas”, sugeriu o presidente.

Outro debate girou em torno do semáforo de Nova Venécia, que está em modo alerta. Durante a audiência, o superintendente de trânsito esclareceu que o equipamento não pode operar definitivamente dessa forma. A proposta é mudar o tempo do semáforo de quatro tempos de 13 segundos, como é atualmente, para dois tempos de 30 segundos. As faixas de pedestres que hoje estão embaixo do semáforo, o que não é permitido, serão retiradas. A proposta é colocar uma faixa em frente à escadaria, e outra em frente à ponte que liga a Avenida Vitória à Avenida São Mateus.

Com uma grande participação popular, os responsáveis pelas alterações no trânsito receberam sugestões e propostas sobre o semáforo e as mudanças gerais no trânsito da cidade, que serão analisadas a partir desta sexta-feira, 29, pela equipe técnica do Detran-ES.

Data de Publicação: sexta-feira, 29 de março de 2019