Vereadores destacam importância da manutenção dos carreadores no interior

Na sessão da Câmara da última quinta-feira, 07, os parlamentares venecianos ressaltaram a importância da manutenção dos carreadores com a proximidade da colheita do café conilon no município.

O presidente do Legislativo, Juarez Oliosi (PSB), sugeriu que a Secretaria Municipal de Agricultura encaminhe o cronograma do patrolamento com antecedência à comunidade que receberá o serviço. Assim, as pessoas terão tempo para se programar sabendo que o patrolamento será iniciado em determinada data na localidade em que mora. Juarez também falou sobre o projeto de construção de uma unidade do Programa da Saúde da Família em Cristalina para atender toda a região e também do andamento das obras do encabeçamento das pontes na região de Cristalina, na ES 381. Dois acessos foram concluídos. A previsão para a conclusão total das obras é de seis meses.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Mir de Guararema (PDT) falou sobre a construção da ponte sobre o rio Muniz, de um espaço para atendimento médico no Assentamento Treze de Maio e as verbas para calçamento das ruas de Guararema.

Biel da Farmácia (PV) destacou a solidariedade do povo veneciano ao se referir a um incêndio que destruiu uma residência no bairro Margareth durante o feriado de carnaval.

Cabo Tikeira (PV) solicitou a limpeza do cemitério do bairro Bonfim.

Zé Luis do Cricaré (Avante) criticou o fato da região do Patrimônio do XV e Guarabu ficarem por último na passagem do patrolamento.

Cimar do Altoé (PHS) solicitou a criação de uma Casa de Passagem destinada aos moradores de rua de Nova Venécia.

Cláudio do Granito (PTB) destacou a necessidade da construção de um espaço para atendimento médico no Assentamento Treze de Maio.

Evaristo Miguel (PTB) pediu providências em relação ao lixo nos terrenos baldios no bairro Iolanda.

Luciano Márcio (PSB) falou que irá tomar providências sobre veículos que importunam o sossego da população com ruídos excessivos.

Zequinha Brasileiro (PV) pediu limpeza dos terrenos no bairro Dom José Dalvit.

Dejanir Dias (PSB) destacou a criação de uma Casa da Mulher para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) falou sobre a violência contra a mulher e que o Dia Internacional da Mulher merece mais reflexão do que comemoração.

Votação de projetos e requerimentos:

1 - Requerimento n° 14/2019: requer com anuência do plenário desta Casa que seja encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, para que através do departamento competente, informe se a localidade de Associação Cabos e Soldados integra o rol das regiões contempladas com a regularização fundiária que vem sendo feita pela prefeitura municipal. Iniciativa: vereador Valdemir da Silva Pereira (PDT): Aprovado por unanimidade.

2 – Projeto de Lei n° 3/2019: revoga a Lei n° 3.434, de 30 de novembro de 2017, que dispõe sobre vigilância armada de 24 horas nos estabelecimentos bancários no município de Nova Venécia, de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB): Aprovado por maioria.

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de março de 2019