Biblioteca da Câmara é inaugurada

A inauguração da Biblioteca da Câmara Municipal de Nova Venécia reuniu dezenas de pessoas e contou com a presença de várias autoridades na noite da última sexta-feira, 04. O ex-governador, Renato Casagrande (PSB), e o prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB), o deputado estadual Da Vitória (PPS) , e vários vereadores do município prestigiaram a inauguração.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), abriu a cerimônia falando da importância da inauguração da Biblioteca do Legislativo: “É uma forma de engrandecer a cultura do nosso município e desenvolver uma maior integração entre a Câmara e a sociedade. Queremos que a população se sinta cada vez mais integrada à Casa do Povo, que participe das decisões do Legislativo. A criação de uma biblioteca, além de fortalecer a parte cultural, pode aproximar ainda mais a sociedade das ações da Câmara”.

Em seu pronunciamento, a neta do ex-vereador Dacílio Duarte Santos, que dá nome à biblioteca, Betina Duarte Basílio de Souza, agradeceu pela homenagem ao avô e da importância da criação de mais um espaço cultural na cidade.

O historiador Rogério Piva, autor da obra “À Sombra do Elefante”, disponível no acervo da biblioteca do Legislativo, também esteve na cerimônia de inauguração: “A biblioteca é um passo muito importante para o fortalecimento cultural do nosso município. Uma biblioteca é um vento de difusão do conhecimento. A nossa civilização começou com a palavra escrita. Os livros são uma forma de perpetuar o conhecimento e a biblioteca o coração de uma cidade”.

As crianças também estiveram presentes na solenidade. Mateus Garcia Lopes Duarte, de apenas oito anos, é um apaixonado pelos livros. A mãe de Mateus, a sargento Adriana Lopes, afirmou que o filho sabe ler desde os quatro anos de idade e aprovou a criação da biblioteca: “É ótimo incentivar o fortalecimento da cultura do nosso município e incentivar o hábito da leitura para os nossos jovens”, destacou.

A biblioteca “Dacílio Duarte Santos” possui um acervo com 1.300 livros, frutos de doações recebidas de várias entidades e instituições políticas do Estado e da Câmara Federal. O acervo também é composto por quatro obras voltadas para pessoas com deficiência ou dificuldade visual. O empréstimo é rápido e simples. Basta ir até a biblioteca da Câmara, que fica em frente à recepção do Legislativo, escolher a obra de interesse e fazer um cadastro. O prazo de empréstimo é de sete dias. Passado esse período, a pessoa deve renovar o cadastro por mais sete dias.

O nome para a biblioteca foi sugerido pelo vereador Luciano Márcio (PSB) e aprovado por unanimidade pelos vereadores em plenário no ano passado. O ex-vereador Dacílio Duarte Santos foi figura importante no processo de ruptura político-administrativa do então distrito de Nova Venécia, do município de São Mateus, em 28 de agosto de 1953.

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de maio de 2018