Workshop da Ascames reúne vereadores de várias regiões do Estado na Câmara de Nova Venécia

Mais de 70 vereadores de 25 municípios capixabas prestigiaram o workshop de abertura dos trabalhos da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames), realizada nesta terça-feira, 27, no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia. A solenidade teve transmissão ao vivo pelo facebook da Câmara e canal 31 da TV Notícia.

O evento reuniu vereadores das cidades de Boa Esperança, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Alto Rio Novo, Mucurici, Vila Valério, Ponto Belo, Pinheiros, Nova Venécia, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Montanha, Aracruz, Colatina, Vitória, Colatina, Laranja da Terra, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, Marilândia, Vila Pavão e Conceição da Barra.

A mesa da solenidade foi composta por vários presidentes de Câmaras: o presidente da Ascames, Wilton Minarini (presidente da Câmara de Baixo Guandu), o vice-presidente da Ascames, Gilson Lopes Filho (presidente da Câmara de Laranja da Terra), o analista jurídico da entidade, Antonio Emílio (presidente da Câmara de Nova Venécia), Vinícius Simões, presidente da Câmara de Vitória, Alcântara Filho, presidente da Câmara de Aracruz e Mirtes Figueiredo, presidente da Câmara de Conceição da Barra e da Ascames Mulher.  Fizeram parte da mesa também o senador Ricardo Ferraço, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Paulo Roberto Ferreira e o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana.

Vários vereadores venecianos estiveram presentes no encontro: Juarez Oliosi, Biel da Farmácia, Glecyciaria Bergamim, Cabo Tikeira, Mir de Guararema, Cimar do Altoé, Zequinha Brasileiro, Dejanir Dias e Ronaldo Barreira.

O presidente da Câmara de Nova Venécia, Antonio Emílio, falou da importância da solenidade: “É com muita satisfação que somos anfitriões em um momento de grande relevância para os vereadores, que é a união de forças para construir cidades melhores, municípios mais fortalecidos, porque essa é a proposta da Ascames”.

O fortalecimento do Legislativo municipal com a criação da Ascames também foi destacado pelo presidente da entidade, Wilton Minarini: “Nos sentimos honrados em iniciar os trabalhos deste ano da Ascames em Nova Venécia, uma região rica e muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Não poderia deixar também de agradecer o apoio e grande contribuição do vereador Antonio Emílio para o crescimento da entidade. Somos 856 vereadores no Espírito Santo, precisamos mostrar para a sociedade a nossa importância e de que estamos a serviço da população”.

A presidente da Ascames Mulher, Mirtes Figueiredo, discursou sobre a importância da mulher no cenário político atual: “A participação feminina cada vez maior na política é algo que deve ser incentivado, pois é na Casa de Leis que acontece e começa o desenvolvimento de uma cidade”.

O vice-presidente da Ascames, Gilson Lopes Filho, destacou que o fortalecimento do Legislativo Municipal com qualidade é algo imprescindível: “A sociedade busca verdadeiros representantes de suas demandas legítimas”, afirmou.

Durante o evento, o professor Lucas Fonseca fez uma palestra motivacional sobre “Como Vencer os Desafios Atuais e Alcançar Melhores Resultados”. Em seguida, o senador Ricardo Ferraço abordou o tema “Análise da Conjuntura Política Nacional” e enfatizou o protagonismo das Câmaras na organização do poder local no regime democrático. Por último, representando o governador Paulo Hartung, o chefe de gabinete do governo, Paulo Roberto Ferreira, falou sobre o desenvolvimento do Espírito Santo no pós-crise. Paulo Hartung não pode comparecer ao evento por motivos de saúde.

Ao final da cerimônia, o presidente da Câmara de Laranja da Terra, Gilson Lopes Filho, assinou o termo de adesão do Legislativo do município à Ascames. Laranja da Terra é a primeira câmara a oficializar adesão junto à Ascames.

Ascames - Criada em setembro do ano passado, a Ascames tem como objetivo principal fortalecer e valorizar a atuação dos vereadores partilhando pautas em comum e dividindo experiências entre os legisladores de todo o território capixaba.

O superintendente-administrativo da entidade, Jucelino Brzesky (PSB), lembra que um dos objetivos da Ascames é fazer com que os vereadores tenham acesso direto ao governador do Estado na busca pelas melhorias de suas cidades: “Nosso objetivo é acabar com a intermediação, tão tradicional na política brasileira. Atualmente, o vereador sempre precisa de um contato com deputado ou senador para chegar aos altos comandos do Poder Executivo. Precisamos também enfatizar a importância do vereador, não como agente clientelista, mas como um representante do povo, responsável por fiscalizar o Executivo, propor e criar leis. Temos também que profissionalizar cada vez mais os cargos públicos das Câmaras, utilizando como critério para ocupação das funções a capacitação técnica”.

Data de Publicação: terça-feira, 27 de fevereiro de 2018