Limpeza pública é um dos assuntos mais discutidos na sessão da Câmara

Mesa Diretora da CâmaraOs vereadores se mostraram preocupados com a situação da limpeza pública na zona urbana da cidade. De acordo com os parlamentares, vários bairros de Nova Venécia estão com pontos viciados de lixo doméstico e entulhos provenientes da construção civil. O matagal em terrenos baldios também é outro problema.

Todos esses resíduos, além de afetar a qualidade de vida das pessoas podem se tornar fonte de alimento e abrigo para animais perigosos para a saúde humana: cobras, ratos, escorpiões e mosquitos. Relatos de moradores sobre a presença desses animais nos bairros têm sido comuns. Os vereadores pedem providências ao setor de limpeza urbana da Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), destacou sua visita ao Patrimônio dos Grillo na manhã da última terça-feira, 20, para acompanhar as obras de instalação das vigas de concreto da nova ponte da localidade. A obra é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) e Prefeitura Municipal de Nova Venécia: “Esta obra será de grande importância para os moradores da região, levando mais desenvolvimento econômico e social para os cidadãos do Patrimônio dos Grillo. Os funcionários que estão realizando a obra também estão de parabéns, fazem o seu trabalho com muita qualidade e excelência”, afirmou o presidente.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Zequinha Brasileiro (PV) falou sobre os problemas de limpeza urbana na cidade e de uma família que está vivendo em situação de miserabilidade no bairro São Francisco.

Cabo Tikeira (PV) anunciou que a reforma do Córrego do Paraíso começa entre 15 a 30 dias, de acordo com informações do secretário municipal de Educação, Arilso Teixeira. O vereador também questionou a falta de periodicidade na limpeza das ruas no bairro Santa Luzia.

O vereador Juarez Oliosi (PSB) informou que as obras de reabertura da estrada de Cristalina a São Gonçalo começam no início de março. O vereador disse ainda que a indicação da construção de pontes pré-moldadas no município foi aceita pelo prefeito, que vai pedir um modelo de forma à Prefeitura de São Gabriel da Palha para iniciar a fabricação em Nova Venécia.

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) falou sobre sua agenda na semana passada em Vitória. Sobre o projeto de pavimentação das ruas do bairro Padre Gianne, a vereadora esteve com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodney Miranda. Na Secretaria de Estado de Esportes (Sesportes) a pauta girou em torno da construção de Praça Saudável e de apoio para projetos voluntários voltados para o esporte que existem em Nova Venécia.

O vereador Biel da Farmácia (PV) questionou a falta de limpeza urbana, principalmente, nos bairros Margareth e Monte Castelo.

O vereador Mir de Guararema (PDT) criticou o funcionamento deficitário do transporte escolar no Córrego da Invejada.

Cimar do Altoé (PHS) anunciou emendas parlamentares para o calçamento. A proposta é que o bairro Alvorada receba pavimentação em todas as ruas, e também, a Rua Espírito Santo, no bairro Altoé seja calçada.

O vereador Dejanir Dias (PSB) indicou a criação do projeto kit-lanche para os pacientes que viajam de Nova Venécia até Vitória para consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde.

Ronaldo Barreira (SD) alertou o município sobre dois locais que ele considera abandonados na cidade: o galpão no bairro Padre Gianne e o Parque de Exposições da Cidade, que de acordo com Ronaldo, está abandonado e cheio de mato.

O vereador Evaristo Miguel (PTB) criticou a vinda do governador Paulo Hartung (PMDB) na reunião da Associação de Câmaras do Espírito Santo (Ascames) que acontece na próxima terça-feira, 27, no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia.

Data de Publicação: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018