Câmara devolve quase R$ 1 milhão ao Poder Executivo

No último sábado, 16, a Mesa Diretora da Câmara de Nova Venécia fez a devolução simbólica de R$ 900 mil para o município de Nova Venécia. O recurso já foi depositado na última terça-feira, 12, e utilizado pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB) para pagar parte do 13º salário dos servidores do Executivo. Na próxima quarta-feira, 20, será devolvido ainda outro valor à prefeitura.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), do vice-presidente Cabo Tikeira (PV), o segundo-secretário Mir de Guararema (PDT), o prefeito Mário Sérgio Lubiana, a vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) e de vários secretários municipais.

Durante o evento, o presidente da Câmara Antonio Emílio (PPS) destacou a importância da devolução dos recursos para o Poder Executivo como uma forma de respeito ao dinheiro público: “A classe política tem o dever de usar os recursos públicos com sabedoria e racionalidade por meio de uma administração financeira correta, precisamos olhar para as necessidades do povo, como a saúde, educação, obras, entre outros serviços básicos”.

O vereador Mir de Guararema (PDT) afirmou que a devolução deve ser aplicada em benefício do povo: “Estamos satisfeitos em devolver quase R$ 1 milhão para a prefeitura e que seja realmente aplicado para o bem estar dos servidores e população”.

“A devolução só demonstra o excelente trabalho na redução de gastos públicos realizada pela Mesa Diretora”, afirmou Cabo Tikeira (PV)

O prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB) afirmou que a devolução será importante para a economia na época do Natal: “Com esses recursos, pagamos o 13º salário dos servidores, que por sua vez, vão movimentar o comércio local ao realizar as compras de Natal e Ano Novo”.

A economia é resultado de uma gestão eficiente no uso dos recursos públicos, com ações modernas e transparentes, fazendo muito e gastando menos, uma das prioridades da atual Mesa Diretora, composta pelo presidente Antonio Emílio, o vice-presidente Cabo Tikeira, o primeiro-secretário Dejanir Dias e o segundo-secretário Mir de Guararema.

A redução de gastos foi possível graças a algumas medidas tomadas:

- Economia de papéis: atualmente, toda a comunicação entre vereadores e as pautas das sessões são encaminhadas via e-mail, economizando papel, energia e cartuchos de impressora. Além de financeiro, o resultado também é ambiental, com a economia de recursos naturais;

- Fim do aluguel de veículos para vereadores se deslocarem dentro do município;

- Extinção de celular corporativo. Agora, os vereadores e a presidência da Câmara utilizam o próprio celular, evitando a oneração dos cofres públicos com contas telefônicas;

- Redução dos gastos com transmissão de TV mantendo e ampliando a comunicação aberta e transparente com a sociedade. Uma das primeiras ações da Mesa Diretora foi criar uma divulgação mais eficiente das ações do Poder Legislativo e baratear os custos por meio das novas tecnologias. As sessões continuam sendo transmitidas via TV a cabo, mas agora elas podem ser acessadas também pelo facebook da Câmara, site oficial do Legislativo Municipal e youtube. As reprises das sessões via TV a cabo foram extintas.

- Economia com combustíveis: o Legislativo também reduziu gastos com combustíveis. A economia é resultado de uma gestão com racionalização dos gastos e máxima eficiência das ações.

Data de Publicação: segunda-feira, 18 de dezembro de 2017