Sessão solene reúne autoridades e membros de igrejas em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante

Autoridades, representantes e membros de igrejas evangélicas participaram da sessão solene em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 20.

A solenidade contou com a presença do prefeito Barrigueira (PSB), o vice-prefeito Adelson Salvador (PSDB), do vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV), e os vereadores, Cimar do Altoé (PHS), Gleyciaria Bergamim (DEM) e Zequinha Brasileiro (PV).

O presidente da Câmara, Antonio Emilio (PPS), abriu a sessão solene e destacou a importância da religião: “A família é a primeira célula de uma sociedade, depois a Igreja tem papel preponderante na formação de valores e princípios de uma pessoa”.

“A homenagem é justa porque marca a defesa de verdades que mudaram o rumo da história da humanidade”, afirmou Cabo Tikeira.

Cimar do Altoé convidou o público para participar das festividades em comemoração ao Dia do Evangélico: “No dia 31 de outubro haverá várias ações na Praça Adélio Lubiana com a participação de igrejas evangélicas e contamos com a participação das famílias venecianas”, destacou o vereador.

“Hoje é um evento especial em que comemoramos os cinco séculos de reforma protestante, que se iniciou na Alemanha com a coragem do ex-monge católico, Martinho Lutero, e se espalhou pelo mundo”, destacou o vice-prefeito, Adelson Salvador.

“Neste momento em que comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante vale destacar a importância desse evento na vida das pessoas e na vida das igrejas”, afirmou o prefeito Barrigueira.

O pastor da Igreja Luterana Castelo Forte, Jarbas Hoffmam, falou sobre o início da Reforma Protestante, e do seu expoente, Martinho Lutero. O pastor da 2ª Igreja Presbiteriana de Nova Venécia, Rodrigo da Silva, destacou a Reforma Calvinista na Suíça, após o início do luteranismo.

Após os destaques históricos, o pastor Edmilson Nunes Reis, da 1ª Igreja Presbiteriana de Nova Venécia, trouxe uma mensagem de fé e esperança  e destacou que “a Reforma continua se reformando”, e o versículo bíblico que mudou a vida de Martinho Lutero  a ponto de promover as 95 teses da Reforma: “o justo viverá da fé”.Durante a solenidade, houve a apresentação dos corais das Igrejas Luterana e Presbiteriana.

Durante o evento, o pastor Rodrigo entregou uma Bíblia para o presidente da Câmara: “Agradecemos muito esse presente tão especial, a Bíblia fará parte do acervo da Biblioteca da Câmara Municipal que será inaugurada em breve”, destacou Antonio Emílio.

Reforma Protestante - foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no Catolicismo Romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela SuíçaFrançaPaíses BaixosReino UnidoEscandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo. Atualmente, existem centenas de denominações evangélicas no Brasil e no mundo que seguem o protestantismo. (fonte Wikipédia)

Data de Publicação: segunda-feira, 23 de outubro de 2017