Nova Venécia, 64 anos de emancipação

Na segunda-feira, 28, Nova Venécia comemora 64 anos de emancipação política. A data de 28 de agosto de 1953 marcou a ruptura político-administrativa do então distrito de Nova Venécia, do município de São Mateus.

Embora se comemore como data de aniversário da cidade o dia 26 de janeiro de 1954, esta foi uma data protocolar, em que o então Governador do Estado, Francisco Alves Ataíde, veio aqui instalar o novo município de Nova Venécia.

A sessão na Câmara de São Mateus de 28 de agosto de 1953 foi marcada pelo acirramento de ânimos entre os que defendiam a emancipação do então distrito de Nova Venécia e os que se declaravam claramente contra. Naquela data, foi levado à deliberação pelo vereador Darcílio Duarte Santos, morador de Nova Venécia, um abaixo-assinado em que os residentes de Nova Venécia reivindicavam a emancipação do distrito.

O presidente da Câmara, Antonio de Carvalho, submeteu a demanda ao plenário, sendo votada e aprovada por unanimidade a Lei nº 329, criando o município de Nova Venécia.

Nova Venécia, 64 anos de história, trabalho e desenvolvimento, constituída por um povo ordeiro e trabalhador. Parabéns, Nova Venécia, o 12º maior município do Espírito Santo!

Data de Publicação: sexta-feira, 25 de agosto de 2017