Vereadores destacam a regularização das feiras livres durante sessão

A regularização das feiras livres do município foi mais uma vez debatida entre os vereadores durante a sessão da Câmara de terça-feira, 15. Os vereadores destacaram a segurança, normas, adequação dos produtos e a presença de feirantes de outras cidades no município.

O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), falou sobre as feiras na cidade, inclusive sobre a mudança da feira livre da Cidade Alta, no bairro Ascensão, o que garantiu mais segurança para feirantes e clientes. Antonio Emílio também destacou a falta de pediatras em Nova Venécia e do requerimento solicitado por ele e o vice-presidente Cabo Tikeira (PV), à prefeitura para obter a cópia dos serviços de concessão de água e esgoto da cidade.

Otamir Carloni, presidente da Agronova, usou a tribuna do plenário da Câmara para falar sobre o evento “Cappittella”, voltado para a cultura e gastronomia italiana. A proposta é fazer com que a “Cappittelta” seja uma referência e entre no calendário capixaba e veneciano de festas anuais. A Capitella já tem data certa para acontecer: dias 15 e 16 de setembro.

Confira o resumo da sessão:

O vereador Zequinha Brasileiro (PV) destacou os riscos de acidentes com animais soltos nas ruas.

O vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV), falou da falta de pediatras em Nova Venécia e indicou a instalação de placas na entrada e saída da cidade sobre prevenção e proibição de maus-tratos aos animais e que o município elabore apostila com o mesmo tema para ser distribuída e trabalhada em sala de aula com os estudantes da rede pública de ensino.

Juarez Oliosi (PSB) agradeceu à prefeitura pelo trabalho de reconstrução do corrimão na ponte de Luzilândia e fez a indicação para a conclusão da rede de esgoto e calçamento na Rua 6, bairro Bethânia.

O vereador Ronaldo Barreira (SD) destacou a importância da regularização das feiras municipais, principalmente sobre o aumento da fiscalização para os feirantes que vêm de fora da cidade.

A vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) sugeriu a criação do Centro de Vigilância Ambiental que pode ser implantado no espaço onde ficava a escola Pequeno Mundo.  A vereadora destacou também o projeto “Porteira Adentro” que ainda não foi efetivamente implantado em Nova Venécia.

O vereador Cimar do Altoé (PHS) indicou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro São Francisco para atender também aos moradores do Padre Gianne. O vereador destacou o projeto “Música na Escola” no bairro Altoé e a falta de água no bairro Aeroporto II.

Evaristo Miguel (PTB) falou sobre a regularização das feiras livres e da falta de médicos e pediatras em Nova Venécia.

O vereador Dejanir Dias (PSB) abordou a falta de limpeza pública no município e da importância da regularização das feiras livres no município.

Mir de Guararema (PDT) falou sobre as luminárias dos postes que ficam acesas durante o dia em Guararema, causando desperdício de energia elétrica.

O vereador Luciano Márcio (PSB) propôs o projeto de criação da Vigilância 24 horas para as agências bancárias da cidade. É uma maneira de potencializar a segurança e fomentar empregos para o município.

O vereador Zé Luiz do Cricaré (PT do B) destacou que os agentes de saúde e endemias ainda não receberam a verba federal, da qual as duas categorias têm direito.

Data de Publicação: quarta-feira, 16 de agosto de 2017