Veneciano deputado estadual por Rondônia participa da sessão

A sessão da Câmara Municipal de Nova Venécia da última terça-feira, 13, contou com a presença do veneciano deputado estadual por Rondônia, Aélcio da TV (PP). O deputado visitou a Casa na segunda-feira, 12, e participou como convidado da Mesa Diretora  na sessão ordinária. Aélcio da TV agradeceu pelo carinho que recebeu durante sua visita à Câmara veneciana.

Nascido na Travessia, interior de Nova Venécia, Aélcio foi dono do famoso bar “Espera Tapa”. Mudou-se para Rondônia quando tinha apenas 24 anos. Atualmente é deputado estadual e se propõe a fazer uma política diferente na região com a devolução de emendas parlamentares para o Executivo, que utiliza esses recursos para a área da saúde do estado de Rondônia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Emílio, agradeceu a presença do veneciano deputado estadual por Rondônia, Aélcio da TV (PP), na sessão da Câmara Municipal. O presidente informou que o Poder Executivo se prontificou para fazer uma revisão sobre o horário dos servidores da limpeza pública do município. Antonio Emílio também parabenizou o prefeito pela retirada do Projeto de Lei Complementar 01/2017 que definia regras sobre a estabilidade do servidor da Prefeitura de Nova Venécia. De acordo com Antonio Emílio, normas sobre avaliação e desempenho do servidor não podem ser feitas de forma unilateral, mas com debate e diálogo com os funcionários públicos. Outro assunto em pauta, foi a reunião com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) sobre a questão da segurança pública em Nova Venécia. Como um dos integrantes do GGIM, Antonio Emílio classificou com urgente a criação de uma Delegacia 24 horas para a cidade.

Confira o resumo da sessão:

O vice-presidente da Câmara Municpal, Cabo Tikeira (PV), anunciou que o Projeto Vereador em Ação estará no bairro Dom José Dalvit no dia 23 de junho.

Zequinha Brasileiro (PV) falou sobre a limpeza do bairro Altoé e que o bairro precisa de vigias para a praça e patrolamento nas ruas. Criticou também as obras da rede de esgoto que são feitas de qualquer maneira e deixando as ruas esburacadas.

O vereador Mir de Guararema (PDT) indicou a reforma de dois banheiros da quadra do bairro Boa Vista e anunciou o tratamento de água para Guararema.

A vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) pontuou a questão dos professores aprovados no último concurso da Prefeitura de Nova Venécia e que ainda não foram chamados por causa de uma ação conjunta do Ministério Público e candidatos que se sentiram lesados pela organizadora do certame. A vereadora criticou a falta de manilhamento do esgoto que fica próximo ao Centro de Convivência.

O vereador Dejanir Dias (PSB) indicou o aumento do tíquete-alimentação para os funcionários da Prefeitura de Nova Venécia. O benefício está sem reajuste desde 2013. O vereador sugeriu a retirada da Feira da Cidade Alta para uma rua lateral do Supermercados Cricaré do bairro Ascensão para evitar atropelamentos.

Ronaldo Barreira (SD) criticou a morosidade do governo estadual em finalizar as obras das cabeceiras das pontes da rodovia que liga Nova Venécia a Barra de São Francisco.

O vereador Biel da Farmácia (PV) pontuou que todas as indicações do Projeto Vereador em Ação, no Patrimônio do XV, serão encaminhadas ao Poder Executivo Municipal. Anunciou que foi contratado enfermeiro para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será realizada na Câmara Municipal, no dia 19 de julho.

O vereador Juarez Oliosi (PSB) também criticou o local de realização da feira no bairro Ascensão, que pode causar riscos de acidentes, principalmente entre carros e pedestres.

O vereador Luciano Márcio (PSB) indicou que a transmissão das licitações da Prefeitura de Nova Venécia seja realizada por link ao vivo no facebook, garantindo assim, mais publicidade e isonomia a todo o processo. O vereador também anunciou a transmissão ao vivo das sessões das Comissões Permanentes pelo facebook da Câmara Municipal, que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 7h30.

Cimar do Altoé (PHS) pediu providências à prefeitura sobre uma casa no bairro Bela Vista que sofre com constantes alagamentos.

Data de Publicação: quarta-feira, 14 de junho de 2017