Confira os destaques da sessão de terça-feira, 18

Durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa terça-feira, 18, os vereadores abordaram diversos assuntos, como a educação, o trânsito da cidade, obras para o interior, limpeza pública e melhorias nas condições de trabalho do servidor público municipal. Confira:

O vereador Dejanir Dias (PSB) falou sobre a necessidade da convocação da secretária de Educação para explicar os problemas enfrentados pela rede municipal de ensino. O vereador também quer criar o projeto de lei “Nova Venécia Livre”, que garante o acesso à internet nas repartições públicas.

Cimar do Altoé (PHS) indicou obras para o Patrimônio do Bis, com a reforma da praça e construção de uma quadra e campo society. O vereador também visitou o bairro Alvorada para ouvir as demandas da comunidade.

Zequinha Brasileiro (PV) pontuou a falta de liberação da carteirinha de passe-livre para deficientes físicos. A carteirinha é utilizada para uso do transporte público urbano. O vereador citou também a falta de uma Capela Mortuária na Cidade Alta.

O vereador Luciano Márcio (PSB) sugeriu a criação de um sistema de captação da água da chuva na quadra do bairro Yolanda. A água, coletada do telhado da quadra, seria reutilizada para limpeza de creches, da própria quadra e para a Igreja Católica que fica ao lado. O recurso hídrico também poderia ser captado em caminhões-pipa e utilizado para molhar os jardins da cidade. O vereador também questionou o trabalho realizado pela empresa terceirizada da Cesan, que segundo ele, está esburacando as ruas da cidade, causando prejuízos aos moradores pelo serviço mal feito.

A vereadora Gleyciária Bergamin (DEM) atualizou as informações sobre o requerimento enviado ao Executivo sobre a viagem feita a Dubai. Falou também sobre a falta de limpeza e retirada de entulhos perto da EMEF Stanislaw Zucolotto, no bairro São Francisco. A vereadora também citou o abandono da Biblioteca Itinerante, denominado atualmente de projeto “Livro de Rua”. A ideia inicial era percorrer a cidade e interior com uma van recheada de livros para serem emprestados a alunos da rede municipal e pessoas interessadas na leitura. O problema é que o automóvel com livros já velhos e sujos, está abandonado na praça Jones dos Santos Neves.

Ronaldo Barreira (SD) se mostrou preocupado com os entulhos espalhados pelas ruas da cidade e do fechamento do lixão da cidade. De acordo com o vereador, caso isso aconteça, os resíduos sólidos de Nova Venécia serão levados para Aracruz, onerando ainda mais os cofres públicos.

O vereador Mir de Guararema (PDT) falou da visita ao gabinete da senadora Rose de Freitas, em Vitória, e o pedido de emenda parlamentar para a revitalização do Córrego da Serra. O vereador também fez a indicação de iluminação pública para a Rua São Pedro, no distrito de Guararema e a indicação de construção de uma Academia Popular, no Poção.

O vereador Juarez Oliosi (PSB) agradeceu à Secretaria Municipal de Agricultura pelo trabalho de patrolamento e conserto de bueiros realizado em Cristalina e região. O vereador também agradeceu à Secretaria Municipal de Obras pela retomada das obras do campo society do Poção. O vereador também fez a indicação de rede de esgoto e galeria pluvial para Cristalina e que as máquinas patrol já estão disponíveis para atender o produtor rural para facilitar o escoamento da produção de café.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Tikeira, fez a indicação para que sejam disponibilizados crachás e uniformes para os vigilantes do município. O vereador também propôs a criação do Cartão Saúde do Servidor, em que os funcionários ganhariam descontos nas farmácias e laboratórios do município. Além disso, o vereador constatou em visita ao bairro Aeroporto que a obra da creche está paralisada.

Zé Luiz do Cricaré (PT do B) indicou calçamento para o Patrimônio do Bis e também questionou algumas situações da educação do município.

Evaristo Miguel (PTB) falou da importância da limpeza dos terrenos baldios por ser uma questão de saúde pública e da criação de um anteprojeto, feito por ele, para que a prefeitura realize a limpeza dos lotes e depois faça a cobrança do valor devido por meio do IPTU ao proprietário do imóvel. O vereador reclamou também da falta de pediatras no Hospital São Marcos.

Data de Publicação: quarta-feira, 19 de abril de 2017