Vereadores enviam manifesto contra a importação de café

Vereadores enviam manifesto contra a importação de café


Os vereadores  Zequinha Brasileiro (PV), Biel da Farmácia (PV) e Cabo Tikeira (PV) enviaram um manifesto ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, solicitando que o governo brasileiro não autorize a importação de café verde.


De acordo com os dados do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo – OCB/ES, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e do Centro do Comércio  do Café de Vitória (CCVV) há estoque de café conilon de 4,4 milhões de sacas, volume suficiente para atender a demanda da indústria até abril de 2017, quando se inicia a próxima safra.


Em reunião realizada  na terça-feira, 07 de fevereiro, no Ministério da Agricultura, o Ministro Blairo Maggi acordou e garantiu ao setor que solicitaria que a Conab refizesse os levantamentos a campo, visitando os municípios e locais em que o Incaper indicou ter estoques. Diante disso, se houvesse a comprovação da existência de café suficiente para atender à demanda da indústria, a importância de café do Vietnã não seria autorizada.
Após análise do pedido do MAPA, na quarta-feira, 15 de fevereiro, o Comitê Executivo de Gestão da Camex decidiu pela aprovação da importação de uma conta de um milhão de sacas até maio de 2017, com tarifa de 2%.


Os vereadores venecianos estão preocupados com a atual situação dos pequenos produtores da cidade e do Espírito Santo, que acabaram de enfrentar uma das piores secas de todos os tempos e agora podem ser prejudicados com a importação de café para o Brasil.


A decisão sobre a importação de café foi temporariamente suspensa pelo presidente Michel Temer na noite dessa terça-feira, 21.
 

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Avenida Vitória, n° 23, Caixa Postal 4 – Centro – Nova Venécia/ES – CEP: 29830000

Telefone(s): (27) 3752-1371 | (27) 3752-1880 | (27) 3752-1931

E-mail(s): comunicacao@cmnv.es.gov.br | cmnv@cmnv.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h às 13h (terça-feira 13h às 19h) Dia e horário das Sessões Plenárias: Todas as terças-feiras às 17h00.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.