Importação de café domina pauta na sessão de terça, 21

A intenção do governo federal em importar café para o Brasil foi um dos assuntos mais debatidos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Venécia, nessa terça-feira, 21. Os vereadores se mostraram indignados com a atitude do governo federal.

De acordo com os dados do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo – OCB/ES, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e do Centro do Comércio do Café de Vitória (CCVV) há estoque de café Conilon de 4,4 milhões de sacas, volume suficiente para atender a demanda da indústria até abril de 2017, quando se inicia a próxima safra. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de café.

Durante a sessão, ficou definido o envio de um ofício que será enviado para deputados estaduais, federais, senadores e também ao governador Paulo Hartung, repudiando a intenção do governo federal em importar café para o Brasil de países como o Vietnã. O documento afirma que isso causará um colapso na economia do Espírito Santo, prejudicando os pequenos produtores rurais, gerando ainda mais desemprego e crise econômica.

Diante da pressão exercida por alguns representantes políticos capixabas, o presidente Michel Temer suspendeu na noite dessa terça-feira, 21,  a decisão sobre a importação de café. O assunto, de acordo com o gabinete da Presidência da República, será retomado posteriormente.

População participa da sessão -  A dona de casa, Dolores Maria Tezner, moradora do bairro Bonfim, foi uma das cidadãs que esteve presente na sessão ordinária. “Para saber das coisas que acontecem no município, precisamos sair de casa e participar de forma mais ativa das decisões e debates promovidos pela Câmara”, afirma.

Data de Publicação: quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017