Sessão da Câmara tem em pauta assuntos sobre infraestrutura na cidade
O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Oliosi (PSB), divulgou na última Sessão (29), que esteve em Vitória em encontro com parlamentares e na Secretaria de Esportes, para buscar recursos para obra de cobertura na quadra de esportes do Poção, iluminação na quadra de Cristalina, e quadra de São Gonçalo. Oliosi ainda falou sobre a audiência pública, evento que discutiu a possibilidade do uso do drone em lavouras, e aconteceu na última quinta-feira no legislativo. O parlamentar explicou que o evento discutia a possível implantação da utilização de drone na aplicação de defensivos agrícolas, evidenciado que o que está em análise é o uso da tecnologia, e não do defensivo, sistema que já existe por aplicação em trator, bomba costal e entre outros. Zé Luiz do Cricaré (Avante) pediu a limpeza da área onde está o posto de saúde do bairro Rúbia, e alegou a presença de mato, cobra e escorpião no local. O vereador alegou que recebeu reclamação de que uma criança moradora da Cachoeira do Bravim, não está frequentando a escola, pelo transporte escolar não passar no local. De acordo com o vereador, ele tentou falar com o Secretário Municipal de Educação, mas, sem sucesso. Mir de Guararema (PDT) pediu que o Departamento de Estrada e Rodagens (DER), sobre a situação precária que se encontra o asfalto da BR 381, trecho próximo ao Córrego do Dantas Cláudio do Granito (PTB) falou sobre a importância da população em ter participado da audiência pública que aconteceu na semana passada do legislativo. Cimar do Altoé (PHS) pediu que a prefeitura disponibilize um funcionário fixo da limpeza, para cada bairro, e sugeriu que os servidores públicos que trabalham na capina das ruas, possam começar seus serviços mais cedo, devido à temperatura de sol quente no município. Cimar disse que o serviço pode começar no mesmo horário que os varredores de rua iniciam seus trabalhos também. Zequinha Brasileiro (PV) pediu a construção de uma rede de esgoto na rua Papazanaki, no bairro Rúbia e voltou a falar sobre a importância da regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. Biel da Farmácia (PV) citou sobre a decisão da justiça que julgou como improcedente a denúncia anônima feita ao Ministério Público, na qual alegava que o vereador estava envolvido em marcações de consultas. Biel ainda voltou a falar sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ,), e revelou que o recurso que deveria ser pago aos funcionários que participaram do programa, ainda não foi pago. O parlamentar afirmou que na próxima Sessão irá divulgar números e dados, provando sua fala.
Audiência pública debate sobre pulverização de defensivos agrícolas via drone
Aconteceu na manhã desta última quinta-feira (20), na Câmara de Vereadores de Nova Venécia, uma audiência pública, sobre “Aplicação de defensivos agrícolas, via drone”. O professor e doutor em Engenharia Agrícola formado pela Universidade de Viçosa, Edinei Leandro da Vitória, e o professor pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em tecnologia de pulverização com drone, fizeram as explicações sobre o assunto, mostrando resultados de pesquisas, legislação, vantagens e desvantagens do uso do drone, como também equipamentos utilizados para pulverização e entre outros assuntos. O Projeto de Lei sobre a aplicação de defensivos agrícolas via drone é de autoria do presidente da Casa, Juarez Oliosi (PSB). “Coloquei o Projeto em discussão, para que a sociedade e a população pudessem esclarecer dúvidas sobre o assunto, porém, essa Proposição foi proposta porque fui procurado por representantes de associações de trabalhadores rurais e produtores da região, que estão interessados em colocar esta discussão o tema”, diz. A audiência foi comandada pela vereadora Gleyciária Bergamim (DEM), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, onde tramita o Projeto de Lei. Durante o evento, a população que compareceu ao legislativo pode fazer perguntas, dar opiniões e mostrar posicionamentos sobre o assunto. “Cerca de 90% das mortes que acontecem por intoxicação, registradas no Hospital São Marcos, são oriundas de trabalhadores que utilizam a bomba costal. A utilização do drone já existe, os pulverizadores agrícolas tratorizadas já funcionam jogando os defensivos no ar, alcançando 70 metros a cada lado do trator. O drone iria atuar somente aonde era permitido, jogando o produto próximo às plantações, em um espaço de alcance menor que a metade alcançado pelo trator. Além dessa vantagem, iria eliminar o contato direto do trabalhador com o produto”, diz Juarez
Câmara devolve mais de R$ 1,1 milhão ao executivo
Vereadores falam sobre Cobrança de taxa da Cesan, trânsito e programas de melhorias