Projeto de lei obriga empresas a reparar calçamento de ruas em cinco dias
Workshop, ex-secretária de Educação e limpeza pública foram alguns dos assuntos da última Sessão da Câmara
Workshop da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames) foi um dos assuntos em pauta durante discursos dos vereadores, na Sessão Ordinária do último dia 27, na Câmara de Nova Venécia O presidente da Casa, Antônio Emílio (PPS), destacou que, mais de 70 vereadores de 25 municípios capixabas, prestigiaram o workshop, e que a presença de autoridades, poderia ter sido mais aproveitada. “Contribui-sei com o desenvolvimento através de debates e não fazendo algazarra, bagunça, como o que foi visto aqui. Tivemos uma oportunidade impar neste evento, que trouxe um senador da República a este plenário. Vimos um completo desrespeito à democracia. Têm muita gente enganando os outros, mas não vai enganar por muito tempo. Reafirmo que o sagrado direito de se manifestar é necessário, mas tem que ser feito de forma educada. Precisamos fazer Nova Venécia estar no cenário da política, não só em nível estadual, como também, no nacional. Mas não desta forma”, diz. Outro ponto destacado durante a Sessão foi através do vereador Luciano Márcio (PSB), que questionou uma vaga no executivo, que está sendo ocupada pela ex-Secretária de Educação, Risonete de Oliveira, estando até o momento da Sessão, lotada na Secretaria de Ação Social, no cargo de assessora jurídica, com ordenado de R$ 2,5 mil. “Depois de diversas denúncias de que ela não comparece ao trabalho, entrei no Portal da Transparência e encontrei o nome dela lá, ativa. Não sou contra a nomeação, mas quem está nomeado, precisa produzir, dando a contrapartida que a população espera”, esclarece Luciano Márcio. Já o vereador Juarez Oliose (PSB) pediu ao executivo, a disponibilidade de mais máquinas durante a colheita deste ano. Mir de Guararema (PDT) levou mais uma vez para o plenário, o problema das estradas do interior, onde há localidades em que os ônibus escolares não estão passando, ficando as crianças sem ir para a escola. Biel da Farmácia (PV) solicitou redutor de velocidade para a Rua Colatina. Gleyciária Bergamin (DEM), entre os assuntos citados, relatou sobre o projeto de telefonia móvel. Zequinha Brasileiro (PV) relatou sobre a família que estava morando embaixo de uma lona, agradecendo a prefeitura por ter tirado o casal com um filho da rua, mas salientou que o que foi feito, foi o cumprimento da lei. Já Zé Luiz do Cricaré (PT do B), elogiou a atitude do executivo sobre o caso. Entre as falas de Cimar do Altoé (PHS), foi realatdo o caso de uma funcionária da prefeitura, varredora de rua, que se acidentou, e o último pagamento dela foi em dezembro. De acordo com Cimar, a perícia marcada para o dia 22 no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não aconteceu, porque o perito não compareceu, sendo remarcada para dia 22 de abril. Dejanir Dias (PSB) pediu que a moto que pertencia a Câmara, e foi doada para a Prefeitura, que seja usada na indicação em que o parlamentou já havia feito na Câmara, que entre um de seus objetivos, é o de buscar remédios doados pela população na casa de moradores, sendo entregue a quem precisa. O vereador Tikeira (PV) se manifestou quanto a melhorias na limpeza pública do Município, e a criação de uma Secretaria específica para a limpeza.
Acervo da biblioteca da Câmara começa a ser organizado
Workshop da Ascames reúne vereadores de várias regiões do Estado na Câmara de Nova Venécia
Câmara transmite ao vivo workshop sobre o Poder Legislativo
Workshop regional sobre o Poder Legislativo acontece na terça-feira, 27